Incêndio suspende carregamento de 800.000 toneladas de açúcar no porto

De acordo com dados da agência de navegação Williams, o Tiplam deveria carregar 13 navios com 800.000 toneladas de açúcar nas próximas duas semanas. Segundo a empresa, as operações foram retomadas bem antes do prazo mencionado anteriormente*.

Um incêndio que destruiu uma correia transportadora e sistemas elétricos no terminal Tiplam, no porto de Santos, o maior do Brasil, causou a suspensão do carregamento de açúcar nos píeres 2 e 3, de acordo com uma nota da empresa vista pela Reuters. A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou novos recordes, conforme divulgado no último dia 20. Destacaram-se o açúcar, com 2,2 milhões de toneladas no mês (+18,7%) e café em grãos, com 204,7 mil toneladas (+89,1%).

O incêndio começou na noite de quinta-feira e foi controlado na manhã desta sexta-feira. Não houve vítimas, mas a destruição da correia transportadora interrompeu os carregamentos nos berços, segundo nota enviada a clientes pela VLI, a empresa que administra o terminal.

Incêndio no Porto de Santos causou também danos à infraestrutura elétrica do terminal também fizeram com que a empresa suspendesse o descarregamento de trens que chegam ao porto por via férrea com açúcar e outros produtos.

A assessoria de imprensa da VLI disse mais tarde nesta sexta-feira que as equipes técnicas estavam fazendo uma avaliação no local antes de iniciar os reparos e que o objetivo era retomar as operações o mais rápido possível.

De acordo com dados da agência de navegação Williams, o Tiplam deveria carregar 13 navios com 800.000 toneladas de açúcar nas próximas duas semanas, mas provavelmente ficaram interrompidas as movimentações por causa do incêndio no Porto de Santos. A maioria dos navios navegaria para a China, sendo a trading Wilmar o embarcador mais ativo no terminal.

Nota exclusiva do posicionamento oficial da companhia:

A VLI informa que a atividade de descarga ferroviária no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) acontece desde domingo (23). Nesta segunda-feira, o carregamento de navios está sendo retomado. A companhia reforça que apura as causas do acontecimento, que foi contido rapidamente, sem deixar feridos ou danos estruturais significativos. (Nota enviada ao Compre Rural na data de 25 de junho de 2024)

Movimentação de cargas bate recorde

Aautoridade Portuária de Santos divulgou nessa semana os dados recentes sobre a movimentação de cargas. Em maio, foram registrados 15,8 milhões de toneladas, a melhor marca para o período, 4,9% acima do mesmo mês do ano passado (15,1 milhões de toneladas). Esse desempenho elevou em 11,5% o movimento acumulado do ano, que soma 72,8 milhões de toneladas, também recorde para o período.

Mais uma vez, as cargas do agronegócio lideraram o crescimento. Destacaram-se o açúcar, com 2,2 milhões de toneladas no mês (+18,7%) e 9,5 milhões de toneladas nos cinco primeiros meses do ano (+65,6%).

A movimentação de cargas conteinerizadas também apresentou um ótimo desempenho, somando 443,6 mil TEU – Foto: Porto de Santos

Também se sobressaíram os embarques de café em grãos, com 204,7 mil toneladas (+89,1%) no mês e 1,0 milhão de toneladas (+65,3%) no acumulado do ano; carnes, com 225,0 mil toneladas (+32,2%) no mês e 994,9 mil toneladas (+28,0%); celulose, com 631,7 mil toneladas (+14,3%) no mês e 3,2 milhões de toneladas no acumulado (+2,7%); e as descargas de fertilizantes, com 662,9 mil toneladas (+40,4%) no mês e 2,8 milhões de toneladas (-6,1%).

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que “a infraestrutura para atendimento às safras agrícolas está em expansão no complexo portuário de Santos e é um dos fortes indutores desse desempenho”.

A movimentação de cargas conteinerizadas também apresentou ótimo desempenho, somando 443,6 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 10,1% acima do mesmo mês do ano passado (403,3 mil TEU). O acumulado do ano se mantém 17,0% acima do mesmo período anterior, totalizando 2,2 milhões de TEU. Ambos os resultados são as melhores marcas registradas em maio e no acumulado do ano.

No geral, os embarques atingiram, no mês, 11,9 milhões de toneladas, um crescimento de 4,1%, e no acumulado do ano, 54,3 milhões de toneladas, 13% acima do mesmo período de 2023. Já as descargas somaram 3,9 milhões de toneladas, 7,5% acima do registrado em maio do ano anterior, com um acumulado no ano de 18,5 milhões de toneladas, apresentando um aumento de 7,3%.

Os granéis sólidos somaram, nos cinco primeiros meses do ano, 37,0 milhões de toneladas, um aumento de 4,9% sobre o mesmo período de 2023, melhor marca acumulada para o período. Os granéis líquidos totalizaram 8,0 milhões de toneladas, um crescimento de 8,2%, também a melhor marca para o período. Destacaram-se nesse segmento a gasolina, com 166,7 mil toneladas (+293,9%) no mês e 489,7 mil toneladas (+79,7%) no acumulado do ano; e o óleo diesel e gasóleo, com 211,1 mil toneladas (+102,9%) no mês e 790,9 mil toneladas (+23,7%) no acumulado do ano.

Corrente Comercial

A participação acumulada do Porto de Santos na corrente comercial brasileira apresentou crescimento, atingindo 29,0%. Cerca de 29,0% das transações comerciais nacionais com o exterior tiveram a China como parceiro. São Paulo, com 52,7%, permanece como o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior, via Santos.

Conteúdo atualizado no dia 25 de junho com informações da Nota Oficial da VLI*

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM