
Expectativa é de que estrutura, que aproxima região da ferrovia Norte-Sul, diminua em 8% valor do transporte de grãos até o Porto de Itaqui (MA).
Projetada sobre o Rio Parnaíba e considerada importante para a logística do agronegócio, a Ponte Estaiada que liga os municípios de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA) foi inaugurada nesta quinta-feira (20/5).
A estrutura acaba com a necessidade de usar balsa para a travessia. Além de baratear custos e trazer mais agilidade, segundo o governo, potencializa uma integração da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) ao aproximá-la da ferrovia Norte-Sul.
A ponte tem 185 metros de comprimento e 16 metros de largura, incluindo os passeios. Ela fica na BR-235, incluída investimento de R $ 30 milhões e foi concluída em menos de dois anos.
- Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso
- Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
- Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
No discurso de inauguração, o presidente Jair Bolsonaro elogiou o trabalho do Ministério da Infraestrutura e destacou uma importância estratégica da obra para a região.
Segundo Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura, o benefício é imenso para o Matopiba. “Ela liga essa região à Ferrovia Norte-Sul, economizando milhas para chegars ao Porto de Itaqui (MA)”, destacou. A expectativa é que uma estrutura ajude a reduzir em 8% o valor do frete para o transporte de grãos até o porto.
Fonte: Globo Rural