Importações em alta impactam preços na cadeia produtiva do leite

A menor pressão nos custos de produção melhora os termos de troca aos produtores, que se encontram mais favoráveis que o ano passado.

Aumento das importações impactam o mercado de lácteos e favorecem quedas de preço no atacado, no varejo e ao produtor aponta a nova edição do Boletim Indicadores Leite e Derivados do Centro de Inteligência do Leite.

A menor pressão nos custos de produção melhora os termos de troca aos produtores, que se encontram em patamares mais favoráveis que os registrados no ano passado.

O preço do leite ao produtor caiu 6% em maio, repercutindo maior disponibilidade face ao grande volume de importação. O preço médio nacional ficou em R$ 2,72 por litro, acumulando alta de 1,6% nos últimos 12 meses.

A relação de troca leite/mistura melhorou em relação a abril e se encontra mais favorável que em maio dos últimos dois anos. Foram necessários 30,8 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura, contra 40,1 litros observados em maio de 2022.

No varejo, o preço da cesta de lácteos caiu 1,3% em junho. Em 12 meses o aumento atingiu 5,2%, superior à inflação brasileira, medida pelo IPCA, que registrou 3,2%. A maior alta mensal foi do leite condensado (0,3%) e a maior queda do leite UHT (-2,7%).

Fonte: Com informações do CiLeite

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM