Importações da UE de frango ucraniano disparam após levantamento de cota

As importações de frango ucraniano para a UE aumentaram 54% em relação ao ano anterior no segundo trimestre, para cerca de 52.000 toneladas.

A suspensão das tarifas alfandegárias da União Europeia sobre produtos ucranianos levou a um salto nas importações de aves que beneficiou uma única empresa em vez de agricultores ucranianos, disseram fabricantes de aves franceses nesta quarta-feira, pedindo que a medida temporária não seja renovada.

Em junho, a UE suspendeu temporariamente as tarifas para ajudar o país devastado pela guerra e suspendeu as cotas de produtos agrícolas ucranianos, incluindo uma para 70.000 toneladas de aves ucranianas por ano.

As importações de frango ucraniano para a UE aumentaram 54% em relação ao ano anterior no segundo trimestre, para cerca de 52.000 toneladas, disse o grupo francês de aves Anvol nesta quarta-feira, prevendo o volume total para 2022 entre 130.000 e 180.000 toneladas.

Só na França o aumento no segundo trimestre foi de 181%.

A concorrência do aumento das importações ocorre porque o setor já está sofrendo com um aumento nos custos devido aos altos preços dos grãos e à disparada dos preços da energia.

“Fomos enganados”, disse o vice-presidente da Anvol, Gilles Huttepain, a repórteres. “Estamos bem em ajudar os agricultores ucranianos, mas não queremos ajudar apenas uma empresa.”

Huttepain estava se referindo à MHP, de longe o maior produtor e exportador de carne de aves da Ucrânia e o maior produtor de alimentos do país.

As operações da MHP são verticalmente integradas – desde grãos para ração e produção de forragem até incubação de ovos, processamento e vendas, diz em seu site.

Em junho, o processador de frango e grãos disse que sua capacidade de produção de aves havia sido reduzida para 80-85% dos níveis normais devido ao conflito e não poderia fornecer uma perspectiva financeira para o ano.

O aumento das exportações de frango ucraniano para a UE também está ligado a uma queda nos embarques para o Oriente Médio devido à paralisação do tráfego marítimo no Mar Negro, disse o grupo francês.

As importações de frango na França foram impulsionadas ainda mais por uma queda na produção local depois que os produtores tiveram que abater mais de 19 milhões de aves na pior crise de gripe aviária do país e forte concorrência de origens mais baratas. As importações do Brasil foram 122% maiores no segundo trimestre, disseram eles.

Um peito de frango ucraniano é vendido por quase metade do preço de um francês, disse a Anvol.

As isenções alfandegárias da UE para produtos ucranianos são válidas apenas por um ano e a Comissão Europeia disse que se reserva o direito de impor impostos adicionais em caso de prejuízo aos produtos de produtores europeus.

A MHP não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters para comentar.

Fonte: Reuters
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM