
“Com a acomodação do preço do óleo de soja nos supermercados, talvez seja possível implementar a mistura de B15 dentro de 60 dias”, declarou sobre o biodiesel.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que a expectativa do governo é retomar o cronograma de aumento para 15% de biodiesel no diesel (B15) na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo ele, a medida dependerá da estabilização do preço do óleo de soja. “Com a acomodação do preço do óleo de soja nos supermercados, talvez seja possível implementar a mistura de B15 dentro de 60 dias”, declarou.
“Com o início da safra, o preço do óleo de soja já começou a cair, mas precisamos agir com cautela. O adiamento do B15 vai permitir a maior disponibilidade de óleo de soja no mercado, não havendo disputa com óleo de cozinha, e a queda do preço do óleo de soja”, disse a jornalistas após reunião com o setor do biodiesel nesta terça-feira (18).
“Com a acomodação do preço do óleo de soja nas gôndolas dos supermercados, talvez possa ser possível fazer a mistura de B15 dentro de 60 dias”, afirmou.
Adiamento da mistura
O encontro ocorreu após o CNPE manter a mistura do biodiesel ao óleo diesel em 14%, derrubando o cronograma previsto da mistura de 15% para 1º de março. O ministro afirmou que a decisão do governo pela manutenção da mistura deve-se ao aumento significativo do preço do óleo de soja no ano passado após a quebra na safra nacional com eventos climáticos adversos.
“Em função da crise hídrica no ano passado, houve redução da safra de soja, ao mesmo tempo em que os estímulos ao biodiesel foram retomados e, com isso, houve descasamento no excedente de óleo para biodiesel e óleo na gôndola do supermercado. Houve aumento bastante significativo do preço do óleo de soja na gôndola do supermercados. A prioridade é com a alimentação do ser humano”, acrescentou Fávaro.
Segundo o ministro, o preço do óleo de soja ao consumidor e a oferta de óleo de soja nos supermercados são uma preocupação do presidente Lula. “Estamos demonstrando a ele que vivemos um momento diferente com super safra devendo colher 18 milhões de toneladas a mais de soja, o que vai aumentar o volume de óleo disponível”, destacou.
Apesar de os preços de óleo de soja já estarem caindo, Fávaro afirmou que o governo tem de agir com cautela e esperar a queda realmente chegar ao mercado.
“Talvez a adoção de B15 em momento que a indústria planeja suas compras de matéria-prima, ao fim de fevereiro, poderia quebrar esse ciclo de retração de preços comprando mais óleo para suprir 1 ponto porcentual mais de mistura. É necessário ter cautela”, ponderou.
Importância do combustível renovável
O ministro reforçou, ao lado de dirigentes da indústria, que o governo Lula tem compromisso com biocombustíveis e com a energia renovável, lembrando que foi o presidente Lula em seu primeiro mandato que criou o Programa Nacional de Biodiesel em 2004.
“O governo passado vinha desestimulando o programa do biodiesel, retrocedendo a B10 e priorizando a importação de diesel S500. O governo Lula entende a importância do combustível renovável, do biodiesel. O governo Lula entende que o óleo ajuda na formação de preço do farelo de soja que se transforma em carne”, disse à imprensa.
De acordo com o ministro, o setor de biodiesel deve se encontrar na próxima semana com o presidente Lula. Caso haja disponibilidade de agenda, o encontro pode ocorrer na próxima quarta-feira (26).
Ao fim de janeiro, Lula sinalizou que queria explicações do setor sobre a relação do preço do óleo de soja, que subiu 29% em 2024, com a maior demanda por biodiesel. “Eu quero saber se a soja para o biodiesel está criando problema; quero saber se o milho para o etanol está criando problema. Só posso saber disso se chamar os empresários da área para conversar, ao invés de ficar falando da coisa sem ter conhecimento”, disse Lula em coletiva de imprensa na época.
O encontro é articulado por Fávaro e deve contar com a presença do empresário e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, um dos principais interlocutores do governo Lula com o agronegócio. O ministro Alckmin e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também devem comparecer.
Compre Rural com informações do Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Lenda do Quarto de Milha morre e deixa um legado na raça; Vídeo
Highbrowlittlepistol, a lenda no Quarto de Milha. Cavalo multicampeão e reprodutor histórico, conquistou gerações com seu talento e versatilidade. Seu cow sense excepcional está impresso em sua genética, além da sua morfologia impecável e beleza marcante.
Continue Reading Lenda do Quarto de Milha morre e deixa um legado na raça; Vídeo
Sociedade Rural do Paraná e instituições do setor agropecuário unem forças na defesa dos Produtores Rurais
A Sociedade Rural do Paraná (SRP) vem a público expressar preocupação com a prolongada invasão da Fazenda Tamarana.
Safra de café 2025/26 do Brasil cairá 8%, diz corretora
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor, depois dos Estados Unidos.
Continue Reading Safra de café 2025/26 do Brasil cairá 8%, diz corretora
Produtores são orientados a modernizar atividades no campo e melhorar integração lavoura pecuária
Na abertura, o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, ressaltou que o programa Duas Safras é fundamental no sentido de o setor seguir buscando em conjunto soluções para a agricultura.
Governo destina R$ 3 bi para criação e expansão de centros de inovação
Para que as empresas sejam contempladas, é preciso que as propostas sejam alinhadas a pelo menos uma das missões da Nova Indústria Brasil (NIB).
Continue Reading Governo destina R$ 3 bi para criação e expansão de centros de inovação
É hoje! Um dos maiores pregões do Brasil da raça Quarto de Milha, o Leilão The X Factor
“O futuro é hoje, o mundo é seu”, com essa frase sendo ouvida por todos os lados, o mundo do cavalo vai presenciar, dia 20 e 21 de fevereiro, um dos maiores pregões do Brasil da raça Quarto de Milha, o Leilão The X Factor.