Imagem, em tempo real, mostra navios com soja brasileira seguindo rota em direção à países asiáticos; jargão “celeiro do mundo” não era por acaso
A jornalista norte-americana, Karen Braun, divulgou através de sua conta no twitter uma imagem impressionante, nela é possível ver uma quantidade sem precedentes de navios carregados de soja saindo da América do Sul em direção à Ásia. O Brasil exportou, somente em Abril, cerca de 16,3 milhões de toneladas de soja, desse total, quase 75% tem endereço chinês.
Esse gráfico explica um pouco esse movimento gigantesco de navios em direção ao país asiático. As exportações de grãos brasileiros explodiram em 2020.
Em 2019, a China foi o nosso maior exportador de Soja. A China comprou 79% da Soja brasileira.
- Maior confinamento do Brasil tem 75 mil animais
- Confinamento alto grão: Passo a passo de como fazer
- Confinamento gigante terá 120 mil animais, vídeo!
- O maior confinamento do mundo tem 500 mil cabeças!
Segundo Karen, um detalhe importante a ser observado, é que a maior parte dos navios da foto, estão transportando soja brasileira para a China. Não há muito milho sendo enviado recentemente, e as exportações de carne suína também estão batendo recordes nos primeiros meses de 2020.
Os embarques de grãos do Brasil continuam acontecendo normalmente e ainda não são impactados pelas questões ligadas ao coronavírus. No caso da da soja, inclusive, o lineup brasileiro, até meados de abril, já se mostra quase 40% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo números levantados pela ARC Mercosul.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Os compromissos de vendas são de 24,9 milhões de toneladas para o período, considerando navios que já embarcaram, que estão embarcando ou aguardando e mais os que estão chegando, como explica o analista de mercado da consultoria, Cristiano Palavro, em entrevista ao Notícias Agrícolas. E isso é um recorde para o país no período em questão.
E isso acontece, como explica o analista, “porque os chineses estão comprando agressivamente a soja brasileira, porque os produtores realizaram bons negócios, aquecendo as vendas neste começo de 2020”, diz. “Até mesmo embarques para agosto foram negociados na semana passada”, completa.