Uma produtora rural acabou sendo surpreendida por uma vaca que havia acabado de passar por dificuldades durante o parto; Idosa quase acabou morta!
A pecuária de corte começa com o manejo da cria, mas dentro deste manejo é preciso ficar atento e alerta a alguns cuidados para evitar acidentes que, em alguns casos, acaba levanto a morte da pessoa que está lidando com o animal. Neste vídeo, que apesar de não ser atual, representa bem o que uma vaca mesmo parecendo indefesa tem a força de fazer. Idosa quase morre ao ajudar vaca em parto, veja o vídeo!
Segundo a Embrapa, quanto menor a interferência humana no parto de uma vaca melhor será o resultado. Isso evita o risco de causar problemas para o animal e ao bezerro. Mas em casos de partos problemáticos, o mais importante é recorrer ao serviço de um médico veterinário.
A Embrapa destaca, em artigo disponível em seu site, que é comum neste período que as pessoas envolvidas muitas vezes não tem treinamento adequado, intervêm de forma inadequada e acabam causando mais problemas no parto do animal. Por isso a decisão de chamar o Veterinário deve ser tomada o quanto antes.
Porém, é sabido por quem vive no meio rural que o temperamento e a habilidade materna dos bovinos – principalmente do nelore – é muito grande e a matriz acaba por utilizar da sua força para defender a cria. Infelizmente, apesar do ato nobre de tentar ajudar em um parto que passar por alguma dificuldade, ou ao tentar curar uma bicheira no animal recém-nascido, o acidente por acabar acontecendo pelo instinto materno.
A fazendeira, conforme pode ser observado, foi bastante prestativa com o vaca durante o seu parto que, neste caso, precisou de uma intervenção. Entretanto, parece que seu gesto final de bondade não foi oportuna, e ela recebeu um coice que, por sorte, não lhe tirou a vida
Vejas as imagens do vídeo impressionante de um coice bem violento que uma vaca acertou em uma senhora. A vaca estava deitada após seu filhote nascer, foi então que produtora rural resolveu chegar perto e fazer carinho no animal. A vaca rapidamente desferiu um coice no rosto da senhora, derrubando-a e jogando seus óculos bem longe. A mulher sofreu um corte na testa, a vaca e digna de ir para o UFC.
Mulher vai mexer com a vaca parindo e olha só o que ela ganhou:
Diante desses fatos, resolvemos abordar aqui nesse material, alguns cuidados de quando e como ajudar no parto de uma vaca, afim de tentar minimizar essas fatalidades e também promover o bem-estar animal. Confira!
A fase de dilatação, que pode durar de 6 a 12 horas, deve ser conduzida sem maiores interferências em ambiente tranqüilo, pois qualquer alteração pode levar a atraso. Nesta fase, é comum ocorrer manipulação do feto por leigos, visando extrair logo o bezerro. A manipulação precoce da fêmea gestante, praticada por veterinários ou por leigos, pode atrapalhar o curso natural daquele parto, acarretando lesões da via fetal mole e até mesmo a perda da função reprodutiva da fêmea. Por isso, esta fase do parto pede prudência e paciência.
Leia mais em: https://www.comprerural.com/quando-e-como-ajudar-no-parto-de-uma-vaca/
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
- Florestas restauradas aumentam produtividade de soja em até 10 sacas por hectare
- Carne bovina se destaca como aliada na prevenção de doenças, apontam estudos
- “Produtor rural brasileiro merece respeito”, afirmam entidades após boicote do CEO do Carrefour
Veja um exemplo de animais que auxiliam no manejo do gado:
Avisos como ajudar no parto de uma vaca
- Pode ser que a vaca de repente decida levantar-se (se estiver no chão) enquanto você ainda está tentando reposicionar o bezerro. Vá junto com ela e, se possível, retire o mais rapidamente possível.
- Se tiver certeza absoluta de que não pode sozinho ajudar a vaca a parir, ligue para o veterinário para saber se ele está disponível, ou para um amigo próximo que possa sair imediatamente para ajudá-lo.
- As cesarianas são melhores feitas por alguém que sabe o que está fazendo (ou seja, o veterinário) para prevenir infecção e danos para a vaca.
- Tenha cuidado com as vacas irritadiças. Às vezes, os níveis de hormônios de uma vaca estão tão desregulados que ela pode descarregar sua frustração em você, em vez de permitir que a ajude. Isso é especialmente verdadeiro após o parto.
- Quando estiver ajudando a vaca no parto, há uma chance o bezerro cair em cima de você, e te derrubar no chão.
Nota: Se não puder puxar um bezerro ou não souber como fazê-lo, chame o veterinário que cuida do seu gado para ajudar. Existem algumas apresentações fetais anormais na barriga ou nas costas que não podem ser corrigidas naturalmente; nesse caso, deve ser feita uma cesariana.