Castrar ou não castrar? Qual idade é melhor? São questionamento que temos que responder para poder fazer a castração correta.
As dúvidas em torno da idade de castração são recorrentes no meio rural. O pecuarista encontra dificuldade ao ter que definir quando castrar os bovinos de sua propriedade e acaba por buscar conhecimento em fontes não confiáveis, como experiências de outras propriedades, vendedores de produtos veterinários, palestras generalistas que não levam em consideração as peculiaridades de cada propriedade e etc..
Listamos os principais períodos de castração utilizados por pecuaristas apresentado as vantagens e desvantagens.
No Nascimento:
Vantagens: Abundância de alimento (leite), manejo fácil do bovino, nível de estresse mínimo, recuperação pós-cirúrgica rápida e custo de castração baixo.
Desvantagem: Ausência de ganho de peso e frequência de miíases de média a alta.
Desmama:
Vantagens: Frequência de miíases e custo de castração intermediários.
Desvantagens: É estressante para o bovino a realização da desmama e da castração no mesmo período. Outro fator é a proximidade da época de restrição alimentar, que pode comprometer a saúde do animal. Além disso, retarda o ganho de peso nos animais.
12 meses de idade:
Vantagens: Oferta de alimento alta, frequência de miíases intermediária e média de ganho de peso adicional de 1-3% (diferença de ganho de peso entre um bovino castrado com 12 meses e outro castrado ao nascimento).
Desvantagens: Manejo difícil dos bovinos, nível de estresse e o custo de castração altos.
18 meses de idade:
Vantagens: Frequência de miíases intermediária e média de ganho de peso adicional de 3-5% (diferença de ganho de peso entre um bovino castrado com 18 meses e outro castrado ao nascimento).
Desvantagens: Oferta de alimento baixa, manejo difícil dos bovinos e nível de estresse e custo de castração altos.
Pesquisas que avaliaram diferentes épocas de castração demonstraram que aquelas realizadas até a fase de puberdade não apresentam diferença quanto ao desempenho animal.
Leia mais:
- Castração orgânica da boiada: recuperação rápida e absorção
- Castrar ou não castrar seus terneiros, será que esta é a questão?
- Influência da castração na qualidade da carne
Além disso, foi verificado que castrações após a puberdade mostram ganhos relativamente pequenos em comparação às dificuldades de manejo e aos riscos gerados.
Por fim, considerando-se sistemas de produção visando o abate de bovinos com dois anos e as pesquisas mencionadas, a melhor época de castração é no nascimento ou nas primeiras semanas de vida, pois apresentam vantagens superiores em relação a outros períodos, como a fácil contenção dos bovinos, abundância de alimento, nível de estresse mínimo, recuperação pós-cirúrgica rápida e baixo custo.
Explicamos o dilema dos frigoríficos: boi inteiro x castrado
Literatura consultada:
Embrapa Gado de Corte. CASTRAÇÃO DE BOVINOS DE CORTE: A DECISÃO É DO PRODUTOR!. 1997. Documento elaborado com dados fornecidos pelo pesquisador Gelson L. D. Feijó. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105127/1/Gado-de-Corte-Divulga22.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2017.
GOMES, L. C. G. Embrapa Gado de Corte. Quando castrar bovinos. 2004. Este artigo foi publicado na edição número 08 da revista Cultivar Bovinos, de junho de 2004. Disponível em: <http://www.grupocultivar.com.br/artigos/quando-castrar-bovinos>. Acesso em: 21 ago. 2017.
Fonte: Scot Consultoria