Dados são do pesquisador Prof. Pietro Baruselli, foram mais de 15 milhões de doses de sêmen comercializadas em 2018.
Boletim Eletrônico do Departamento de Reprodução Animal /FMVZ /USP – Edição 1, de 19 de fevereiro de 2019
O Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) elabora desde 2002 estudos para avaliar o desempenho do mercado de protocolos de sincronização para o emprego da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em bovinos. Esses dados são confrontados com as informações divulgadas pela ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial; Index ASBIA) para estimar a expansão da IATF no mercado de inseminação artificial no Brasil.
Base de cálculo para o número de IATF
As informações são disponibilizadas anualmente pela indústria de produtos farmacêuticos veterinários que comercializam protocolos de sincronização para IATF. Para o cálculo do número de protocolos comercializados, considerou-se o número de dispositivos de progesterona comercializados com suas reutilizações. Subtraiu-se desse número a quantidade de protocolos para sincronização de receptoras de embrião (TETF).
Base de cálculo para o número de doses de sêmen comercializadas
Para o cálculo do número de doses de sêmen comercializadas no Brasil (estimativa para o número de inseminações realizadas por ano) foi utilizado o INDEX ASBIA com correção para 100% do mercado (considerou-se que o INDEX ASBIA 2018 representou 90% do mercado de sêmen no Brasil em 2018). O número de doses de sêmen comercializadas em 2018 foi de 15.367.943, crescimento de 13,7% na comparação com 2017.
Considerações sobre o mercado de IATF
Verificou-se crescimento de 16,1% no mercado de IATF em relação ao ano anterior (2017 vs 2018). Em 2017 foram comercializados 11.416.196 protocolos, comparados aos 13.259.690 protocolos comercializados em 2018. Esses dados são indicativos de que 86% das inseminações no Brasil foram realizadas por IATF, demonstrando a consolidação dessa tecnologia no mercado de inseminação artificial. Os dados da evolução do mercado desde 2002 estão apresentados no Gráfico 1.
Base de cálculo
Informações enviadas pela indústria de produtos farmacêuticos veterinários que comercializam protocolos de sincronização para IATF
- Número de protocolos comercializados para IATF
- Para o cálculo do número de protocolos comercializados, considerou-se o número de dispositivos de progesterona comercializados com as reutilizações
- Subtraiu-se desse número a quantidade de protocolos de TETF para sincronização de receptoras de embrião
- Número de doses de sêmen comercializadas
- INDEX ASBIA representou 90% do mercado de sêmen no Brasil em 2018
- IATF traz um retorno econômico de 25,0% para a Fazenda
- IATF: “Precocinhas” ganham dispositivo sob medida
- Aumento de rebanho com novilhas ¾ Nelore: Qual raça utilizar?
- Prenhez aos 14 meses em um rebanho Nelore
- IATF com maior lucro!
- IATF: Serve ou não para a minha propriedade?
OBS: Para o cálculo do número de doses de sêmen comercializadas no Brasil em 2018 (estimativa para o número de IA), considerou-se o INDEX ASBIA 2018 com correção para 100% do mercado.
Responsável pelas informações
Prof. Pietro S. Baruselli
Universidade de São Paulo (USP)
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)
Departamento de Reprodução Animal (VRA)