Central da inseminação contrata dois touros da raça Sindi, destaques em produção de leite no sertão brasileiro e herança do trabalho do ‘Seu Manelito’ na Fazenda Carnaúba
A consagrada bateria de touros leiteiros da ABS ganha reforço com duas novas contratações. Os touros Pé de Vento D e Quilate D, da raça Sindi, são frutos da Fazenda Carnaúba, localizada em Taperoá, na Paraíba, referência na produção de leite no sertão brasileiro. A fazenda já pertenceu ao saudoso e ícone do semiárido nordestino, “Manelito” Dantas Vilar, falecido em julho de 2020.
Seu Manelito Dantas morreu aos 83 anos em Campina Grande, o produtor tinha uma sociedade com o seu primo-irmão, o saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna era responsável pela Fazenda Carnaúba. Seu Manelito era conhecido por ter o melhor banco de dados sobre o Semiárido brasileiro e o regime de chuvas na região. Desde 1912, ainda no século passado, o que aconteceu no Nordeste do Brasil, em se tratando de chuvas, está registrado nos arquivos dele na Fazenda Carnaúba.
Entusiasta e criador da raça Sindi, Manelito sempre aliou a qualidade e altos índices de produção em uma região onde as dificuldades climáticas poderiam ser um empecilho a qualquer tipo de atividade agropecuária. Ele sempre procurou valorizar nessa raça rústica não só sua vocação leiteira milenar, como também a possibilidade de investimentos na boa aptidão para corte.
Frutos da Fazenda Carnaúba, na Paraíba, ‘Pé de Vento D’ e ‘Quilate D’ se destacam em capacidade de transmissão de leite (PTA) em uma das regiões mais secas do país
“Nessa região, o histórico de incidência pluviométrica é de apenas 400 milímetros por ano, típico do sertão, compreendendo o Norte de Minas e todo o Nordeste do país. Mas as raças zebuínas são muito bem adaptadas e inseridas nesse ambiente seco. A ABS possui a melhor bateria de touros Sindi na atualidade e a renovação dessa bateria é constante. Por isso estamos contratando os dois novos touros, que reúnem o que existe de mais moderno na raça, indicados principalmente para as regiões do sertão”, destaca o Coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.
Pé de Vento D é touro A2A2, com PTA Leite de 175 kg, filho de Xeque D (PTA Leite de 278 kg) em mãe Felicidade D (lactação de 3.197 kg). Quilate D também possui beta-caseína A2A2, PTA Leite de 206 kg, filho de Diamante D (PTA de 168 kg) em Iluminada D (lactação de 3.905 kg). Ambos já estão com doses de sêmen disponíveis para venda.
“Os dois reprodutores vêm de vacas com consistência de produção leiteira, já positivos para capacidade de transmissão de leite (PTA). Essa renovação na bateria da ABS vem trazer para os produtores uma redução do intervalo de gerações, proporcionando maior capacidade de transmissão de leite, especialmente no sertão brasileiro”, ressalta Fernando Rosa.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.