Aeronave “caiu ao pousar” na volta de viagem à região norte do país; condição de saúde de Ebrahim Raisi é desconhecida. Buscas por helicóptero do presidente do Irã envolvem 20 equipes e drones
Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores caiu neste domingo enquanto atravessava uma área montanhosa sob forte neblina ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão, disse uma autoridade iraniana à Reuters. Buscas por helicóptero do presidente do Irã envolvem 20 equipes e drones.
A autoridade disse que as vidas de Raisi e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, estavam “em risco após a queda do helicóptero”.
“Ainda temos esperança, mas as informações vindas do local da queda são muito preocupantes”, disse a autoridade em condição de anonimato.
O mau tempo estava dificultando os esforços de resgate, relatou a agência de notícias estatal Irna.
A TV estatal interrompeu toda a sua programação regular para exibir orações sendo realizadas por Raisi em todo o país e, em um canto da tela, a cobertura ao vivo das buscas das equipes de resgate a pé na área montanhosa em meio a um forte nevoeiro.
Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente na segunda tentativa em 2021 e, desde que assumiu o cargo, ordenou um endurecimento das leis morais, supervisionou uma repressão sangrenta aos protestos antigovernamentais e pressionou nas negociações nucleares com potências mundiais.
No sistema político do Irã, dividido entre o establishment clerical e o governo, é o líder supremo e não o presidente quem tem a palavra final sobre todas as principais políticas.
Mas muitos veem Raisi como um forte candidato a suceder seu mentor, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que tem endossado fortemente as principais políticas de Raisi.
O ministro do Interior do Irã, Ahmed Vahidi, disse à emissora estatal apenas que um dos helicópteros de um grupo de três teve que realizar um pouso difícil e que as autoridades aguardavam mais detalhes.

Raisi estava na fronteira com o Azerbaijão para inaugurar a represa Qiz-Qalaisi, um projeto conjunto.
Buscas continuam pelo helicóptero
Vinte equipes de resgate e drones foram enviados para a área onde um helicóptero que transportava o presidente iraniano. 
“Vinte equipes de resgate e drones foram enviados para a área, mas devido à impassibilidade da área, suas condições montanhosas e florestais, bem como condições climáticas desfavoráveis, especialmente neblina pesada, a operação de busca e resgate levará tempo”, disse a IRNA.
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, disse que um dos helicópteros em um comboio foi forçado a fazer um pouso difícil devido às condições de nevoeiro.
“Agora diferentes grupos de resgate estão se movendo em direção à área, mas dado que há neblina e o clima inadequado e as condições, pode levar algum tempo até que eles cheguem onde o helicóptero está”, disse Vahidi durante um discurso televisionado postado no Telegram pela IRNA.
Ele acrescentou que houve algum contato com os passageiros no helicóptero, mas não teve mais detalhes.
Compre Rural com informações da Reuters e CNN
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
Da doma tradicional ao horsemanship moderno, conheça os treinadores que transformaram o treinamento com técnica, respeito e conexão com o cavalo.
Continue Reading Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Estudo com 1 milhão de vacas revela: a beleza impacta o lucro? Descubra como a Conformação de Milhões aumenta a produtividade e a longevidade do rebanho.
Continue Reading Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Uma política para o campo e para o bem viver
Como o Brasil reverteu o desmonte das políticas agrárias, reduziu a violência no campo e ampliou o crédito para quem produz a comida do brasileiro.
Continue Reading Uma política para o campo e para o bem viver
Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
Pasto, feno ou grãos? Entenda como os americanos alimentam o gado para enfrentar o inverno e garantir o marmoreio da carne. Confira a análise completa
Continue Reading Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
China soltou 1,2 milhão de coelhos no deserto de Kubuqi e o impossível aconteceu
Com técnicas simples e inovação local, a China reduziu as tempestades de areia e criou agricultura de baixo consumo de água e um gigante parque solar.
Continue Reading China soltou 1,2 milhão de coelhos no deserto de Kubuqi e o impossível aconteceu
Ranking Matopiba: Os 8 municípios da fronteira agrícola que mais valorizaram nos últimos meses
Levantamento cruza dados de valor de produção do IBGE com análises de mercado para revelar onde o hectare virou “ouro” na nova fronteira agrícola.





