Há quase 30 anos, morador de Forquilhinha trazia raça Brahman a SC

Hoje, são inúmeros bovinos Brahman espalhados pelo Brasil e diversos deles estarão na AgroPonte, que acontece de 16 a 20 de agosto.

Visionário. Assim pode se definir Mário Tiscoski (in memoriam). Morador de Forquilhinha, ele trouxe para a cidade três bovinos da raça Brahman dos Estados Unidos em 1994. Foram os primeiros animais da raça a chegarem em Santa Catarina. Hoje, são inúmeros bovinos Brahman espalhados pelo Brasil e diversos deles estarão na AgroPonte, que acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

“Mário Tiscoski sempre foi entusiasta da pecuária e, por esse, motivo pesquisou muito, pois sua vontade era encontrar um animal com a qualidade que ele queria, ou seja, de fácil manejo, que se adapta a várias pastagens, animal fertil, bovino de alta qualidade e ótima eficiência alimentar. Assim, encontrou a raça Brahman”, lembra o filho de Mário, o empresário Décio Luiz Tiscoski.

“Em 1994, meu pai trouxe três animais, sendo dois machos e uma fêmea, porém ela estava grávida. Ela nomeou a fêmea de Boneca e o filho dela de Boneco. Meu pai foi extremamente pioneiro com a raça Brahman”, analisa. Mário gostava muito de pecuária e rodeios. “Ele faleceu em 2004, mas o amor pela pecuária será eterno”, completa.

Atualmente, Tiscoski atua com ovelhas da raça Dorper. “Fui convidado a participar da feira e estarei com cinco ovelhas da raça Dorper. São ovelhas de fácil manejo, e trabalho com ovinos hoje”, ressalta.

Sobre a Raça Brahman

Segundo informações da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, em 1915, começou a seleção de Brahman, quando W. J. Hudgins comprou 40 fêmeas aneloradas descendentes de animais importados da Índia. O grande impulso, no entanto, aconteceu quando os Estados Unidos realizaram duas importações de Zebu do Brasil, em 1923 e 1924. Esses pioneiros eram criadores que gostavam das características das raças inglesas (Angus, Hereford e Shorthorn) como produtoras de carne, mas não podiam fazer com que elas tivessem sucesso e prevalecesse na inóspita região subtropical do Sul dos Estados Unidos.

Julgamento da Raça Bovina Brahman

Na sexta-feira, dia 18, acontece o julgamento da Raça Bovina Brahman na Pista Arena. O julgador será o Doutor Roberto Vilhena Vieira, com a realização da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).”Os animais devem obedecer ao padrão racial da raça a ser julgada. Na AgroPonte julgaremos a raça Brahman, portanto, todos os animais devem atender o padrão racial”, comenta Vieira.

O julgador ainda ressalta a funcionalidade. “Os animais devem apresentar dimorfismo sexual, ou seja, fêmeas mais delicadas e femininas, já os machos com chanfro mais largo e curto, pescoço mais grosso e pregueado, narinas e boca mais amplas. Todos os animais devem ter bons aprumos, com pernas e pés de bom direcionamento e movimento, aparelho reprodutor dos machos, com bainha bem direcionados e escroto de bom tamanho e forma para a eficiente produção espermática. As fêmeas com vulva de tamanho compatível com a idade e boa forma e direcionamento. Úbere e tetos adequados”, detalha.

A produção de carne também é um ponto a ser valorizado. “A produção de carne, com valorização da região posterior dos animais, onde encontramos os cortes mais desejados e valorizados, como filé, contrafilé e picanha, e harmonia e equilíbrio do animal”, explica.

12ª edição a AgroPonte

A 12ª edição da AgroPonte vai unir os setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. Serão 280 expositores em 30 mil metros quadrados de área.

A programação da feira já está definida e, neste ano, os visitantes e expositores contarão com palestras, seminários, pitch de startups, rodada de negócios, Assembleia Geral do Sindicato das Indústrias de Arroz (SindArroz), julgamento da Raça Bovina Brahman, concentração de machos Raça Crioula, manejo de criação da Raça Crioula e V Mostra da Raça Crioula. (confira a programação completa abaixo).

Ingressos

Os ingressos poderão ser adquiridos no local da feira. As entradas custam R$ 10. Além disso, crianças menores de 12 anos de idade devem estar acompanhadas dos responsáveis e não pagam ingresso. Todos os 280 expositores receberão convites e poderão distribuir para seus convidados e parceiros.

Fonte: Portal Litoral Sul

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM