13 integrantes de grupo criminoso são presos na Operação ‘Meninos do Agro’; envolvidos desviavam e adulteravam cargas de grãos, provocando prejuízo de R$ 2 milhões
A Polícia Civil do Pará, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu treze pessoas, nesta quinta-feira (22), durante a operação “Meninos do Agro“, em Itaituba, município que fica às margens do Rio Tapajós, cerca de 370 quilômetros de Santarém. De acordo com as investigações, os envolvidos faziam parte de um grupo criminoso que desviava e adulterava cargas de grãos, causando um prejuízo estimado de 2 milhões de reais às transportadoras.
A ação policial foi executada por meio das Delegacias de Itaituba, Trairão, Placas e Rurópolis e contou com o apoio de 17 Policiais Rodoviários Federais. A PC informou que dos 13 suspeitos capturados, 11 foram presos na última quinta-feira (22) e dois se entregaram nesta segunda-feira (26). Além das prisões, também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão.
Segundo Alexandre do Rosário, delegado responsável pela operação, os investigados agiam por meio de um esquema de fraudes, onde a classificação dos grãos, especialmente de milho e soja, eram alteradas, fazendo com que eles fossem liberados para a venda. “Funcionários de empresas de dentro do Porto de Miritituba permitiam a entrada desses grãos avariados após serem pagos indevidamente e isso, além de afetar a fé pública, também prejudicava a saúde dos consumidores”, informou.
De acordo com as investigações, funcionários e ex-funcionários da Hidrovia, bem como motoristas de caminhões, faziam parte do esquema criminoso que, ao todo, movimentou cerca de 2 milhões de reais.
O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, ressaltou a importância da união entre as equipes da PCPA durante a realização da investigação acerca do caso. “No total, foram seis meses de investigações, onde os nossos agentes foram incansáveis até fazerem a identificação dos envolvidos. Hoje, todo esforço resultou no êxito da operação que prendeu integrantes desse grupo criminoso que prejudicava a saúde pública, a paz social e a comunidade do município e do estado”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.