Gripe aviária: governador da Califórnia declara estado de emergência

Em comunicado, o governo disse que a medida foi tomada após a detecção do vírus da gripe aviária em vacas leiteiras em fazendas no sul da Califórnia, sinalizando a necessidade de expandir o monitoramento e mitigar a propagação do vírus.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou nesta quarta-feira, 18, estado de emergência para agilizar e acelerar a resposta do Estado à gripe aviária H5N1. Em comunicado, o governo disse que a medida foi tomada após a detecção do vírus em vacas leiteiras em fazendas no sul da Califórnia, “sinalizando a necessidade de expandir o monitoramento e fortalecer a abordagem coordenada em todo o Estado para conter e mitigar a propagação do vírus”.

Desde março deste ano, o vírus já foi detectado em rebanhos leiteiros de 16 Estados.

Nos casos de gripe aviária em humanos, quase todos os indivíduos infectados tiveram exposição direta a gado infectado. De acordo com o comunicado do governo, a Califórnia já estabeleceu o maior sistema de testagem e monitoramento do país para responder ao surto.

“Esta declaração é uma ação direcionada para garantir que as agências governamentais tenham os recursos e a flexibilidade necessários para responder rapidamente a este surto”, diz o comunicado. “Embora o risco para o público permaneça baixo, continuaremos tomando todas as medidas necessárias para evitar a propagação desse vírus.”

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM