Desde 11 de novembro, as autoridades francesas colocaram o país em “alerta máximo” para o risco de contaminação por HPAI no território metropolitano.
O Ministério da Agricultura da França confirmou a ocorrência de mais seis casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que tem sido responsável por surtos da doença no país. Em comunicado divulgado na quarta-feira (4), foram confirmados 259 focos até o dia anterior.
Conforme a divulgação anterior, o país registrava 253 ocorrências até segunda-feira (2). A contagem de surtos de gripe aviária pelo governo francês começou em 1º de agosto do ano passado e até o fim de dezembro de 2022 haviam sido registradas 250 notificações.
Desde 11 de novembro, as autoridades francesas colocaram o país em “alerta máximo” para o risco de contaminação por HPAI no território metropolitano.
Ações da França contra a gripe aviária
Segundo nota publicada no site oficial do ministério, políticas de controle e prevenção são tomadas sempre que um surto é detectado. Entre as ações está o abate de animais e a definição de zonas de proteção e isolamento em torno do vírus para reduzir a densidade de casos.
O consumo de carne, fígado e ovos – assim como qualquer produto alimentar feito de aves – não apresenta risco para os humanos.
Fonte: Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.