Gripe aviária detectada entre veterinários dos EUA

O relatório do CDC detectou a infecção por gripe aviária em veterinários, incluindo casos sem contato direto com animais doentes.

WASHINGTON, 13 de fevereiro (Reuters) – Infecções por gripe aviária foram detectadas entre veterinários de gado testados no outono passado, incluindo duas pessoas sem exposição conhecida a animais com o vírus, de acordo com um relatório divulgado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA na quinta-feira.

A gripe aviária infectou quase 70 pessoas nos EUA, com uma morte , desde abril passado. A maioria dessas infecções ocorreu entre trabalhadores rurais expostos a aves ou vacas infectadas.

O relatório do CDC disse que o vírus foi encontrado em três dos 150 veterinários que foram testados em setembro de 2024. Dois desses veterinários não foram expostos a animais sabidamente doentes com gripe aviária, e um não estava atuando em um estado onde a gripe aviária havia sido detectada entre o gado.

Nenhum dos veterinários relatou sintomas de gripe ou conjuntivite, que tem sido um sintoma comum de gripe aviária entre trabalhadores rurais infectados, disse o relatório. Paul Offit, diretor do Centro de Educação sobre Vacinas do Hospital Infantil da Filadélfia, disse que a falta de informações sobre a prevalência de casos humanos é frustrante.

“Precisamos de uma vigilância muito mais rigorosa”, disse ele. “Precisamos continuar a olhar, especialmente na indústria avícola e de laticínios.”

As descobertas sugerem que pode haver gado leiteiro infectado em mais estados do que se sabe atualmente, disse o estudo.

A gripe aviária infectou quase 1.000 rebanhos leiteiros em 16 estados, mais recentemente Califórnia e Nevada, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA. A agência disse em 5 de fevereiro que havia detectado uma segunda cepa de gripe aviária entre rebanhos leiteiros em Nevada.

Desde dezembro, o Departamento de Agricultura dos EUA vem implementando um programa nacional obrigatório de testes de leite para detectar a gripe aviária.

Durante meses, especialistas em saúde humana e animal alertaram sobre subcontagens de casos de gripe aviária, já que fazendeiros e trabalhadores, em alguns casos, resistiram aos testes. Os fazendeiros se preocuparam com a perda de renda devido à quarentena de seus rebanhos leiteiros se eles testarem positivo, e os trabalhadores com a perda de pagamento devido ao isolamento obrigatório e faltas ao trabalho.

Fonte: Reuters

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM