“Com isso, consumidores domésticos (no Brasil) vêm disputando as aquisições com os estrangeiros, resultando em aumento nos prêmios de exportação e nos preços internos”, afirmou o Cepea em análise nesta sexta-feira.
Alguns setores da Argentina, tradicionalmente a maior exportadora mundial de farelo e de óleo de soja, enfrentam uma greve que tem resultado em deslocamento de importadores de derivados de soja para o Brasil, o segundo maior exportador desses produtos, afirmou o Cepea, centro de estudos da Esalq/USP.
“Com isso, consumidores domésticos (no Brasil) vêm disputando as aquisições com os estrangeiros, resultando em aumento nos prêmios de exportação e nos preços internos”, afirmou o Cepea em análise nesta sexta-feira.
Tomando-se como referência o óleo de soja posto na região de São Paulo, com 12% de ICMS, o valor subiu expressivos 4,3% entre 9 e 15 de maio, indo para 5.140,35 reais/tonelada na quinta-feira.
Quanto ao farelo de soja, a valorização foi de 3,1% no mesmo período, considerando-se a média das regiões acompanhadas pelo Cepea.
Diante disso, tendo-se como base os valores da soja, do farelo e do óleo de soja no Estado de São Paulo, a margem de processamento”= subiu 5,17% entre as duas últimas quintas-feiras, estimou o centro de estudos.
Embora os preços da soja em grão tenham permanecido praticamente estáveis no spot nacional, a paridade de exportação aponta valores mais atrativos aos vendedores nos próximos meses.
“Além disso, incertezas sobre as perdas em lavouras ou até mesmo em armazéns no Rio Grande do Sul (pelas enchentes) deixaram agentes cautelosos nas negociações de curto prazo”, ressaltou.
De 9 a 16 de maio, os indicadores ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá e CEPEA/ESALQ – Paraná avançaram 0,7% e de 0,5%, com respectivos fechamentos de 134,99 reais/saca de 60 kg e de 129,95 reais/saca de 60 kg na quinta-feira.
(Por Roberto Samora)
Fonte: Reuters
Atavismo e a “Memória do Sangue”: Por que um bezerro pode nascer com a cara de um ancestral de 100 anos atrás?
Entenda o atavismo e a “memória do sangue”: por que bezerros modernos podem exibir traços de ancestrais de 100 anos atrás? Confira a explicação técnica.
O “Gado Slick”: Mutação natural ou a salvação contra o aquecimento global?
Conheça a mutação que está transformando a viabilidade do gado taurino no Brasil ao reduzir a temperatura interna dos animais e garantir a produção de leite e carne onde o sol antes era um limitador
Continue Reading O “Gado Slick”: Mutação natural ou a salvação contra o aquecimento global?
Catuaí Vermelho ou Amarelo? O guia definitivo para não errar na escolha da sua próxima muda
Catuaí Vermelho ou Amarelo? Descubra as diferenças técnicas, produtividade e qual variedade de café melhor se adapta à sua fazenda neste guia completo.
Centopeia no café é praga? Saiba como identificar e as melhores formas de controle
Diferenciar a centopeia no café de ameaças reais como os sinfílidos é vital para proteger o sistema radicular e evitar gastos desnecessários com inseticidas no cafezal
Continue Reading Centopeia no café é praga? Saiba como identificar e as melhores formas de controle
Por que dizem que as galinhas “entram em greve” na Quaresma? Descubra o motivo real
Entenda por que as galinhas entram em greve na Quaresma. Analisamos o fotoperiodismo, a muda de penas e como o agronegócio usa tecnologia para manter a produção.
Continue Reading Por que dizem que as galinhas “entram em greve” na Quaresma? Descubra o motivo real
Pecuária brasileira aposta em produtividade, inclusão e transparência para responder às mudanças no consumo global de carne bovina
Recuperação de pastagens, reintegração de produtores à cadeia formal e avanço da rastreabilidade orientam estratégias voltadas à preservação da competitividade e à ampliação do acesso a mercados nacionais e internacionais mais exigentes.





