Granizo, trovoadas e vento: o que esperar do clima até o fim da semana

A chance de tempestades aumenta em todos os estados do Sul, em MS e em SP; em contrapartida, culturas como soja e café podem ser beneficiadas após período de seca.

Após dias de estiagem, a semana começou com tempo instável, com registro de chuvas isoladas e acumulados significativos, mas pontuais, nos estados da região Norte, em Mato Grosso e em algumas áreas de Goiás. Mas o destaque nesta segunda semana de outubro segue sendo o Rio Grande do Sul, devido à previsão de forte chuva e risco de temporais isolados.

Conforme previsão da Tempo OK, nesta terça-feira, 08, a chuva atinge o oeste de Santa Catarina e do Paraná e, a partir de quarta-feira, 9, a chance de precipitações aumenta entre o Sudeste e o Centro-Oeste, inclusive de tempestades pontuais. 

Dia Mundial do Algodão: conheça as características da produção de algodão no Brasil

“A quantidade de água no interior do país, por enquanto, é muito baixa e não reverte a condição de solo seco. Mesmo assim, já é uma boa notícia para áreas que enfrentam estiagem severa, como Minas Gerais e Goiás, pois é um indicativo de que a umidade está começando a aumentar na atmosfera”, comenta a especialista em clima, Maria Clara Sassaki. Chuvas mais espalhadas pelo país devem favorecer o plantio da soja e o desenvolvimento de café, cana-de-açúcar e outras culturas.

Calor continua e semana termina com temporais no Sudeste e Centro-Oeste
Apesar da previsão de chuva, as temperaturas continuam elevadas, principalmente no norte de São Paulo, no interior de Minas Gerais, em Tocantins, no interior do Nordeste e em grande parte da região Norte. 

“A combinação de calor acima da média e umidade alta favorece a formação de nuvens de tempestade, o que aumenta o risco de tempestades pontuais, com ventos de trovoadas”, diz Sassaki. 

Mais no fim da semana, provavelmente a partir de sexta-feira, 11, uma frente fria se forma no Rio Grande do Sul e avança muito rápido em direção ao Sudeste. “O risco de tempestades, com granizo, trovoadas e rajadas de vento, aumenta em todos os estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo. 

No sábado, a frente fria se desloca pelo oceano, e leva chuva forte também para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. No domingo, o risco de temporais diminui e a temperatura volta a subir”, conclui a especialista.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM