Granizo no Rio Grande do Sul e calor extremo em outros estados; Inmet faz alerta

Enquanto a parte sul do Rio Grande do Sul enfrenta alertas para temporais com granizo, a região central do país persiste com uma onda de calor. Vejamos como será o tempo em cada região nos próximos dias.

A semana que se inicia traz uma previsão diversificada em termos climáticos para todo o território brasileiro. Enquanto a parte sul do Rio Grande do Sul enfrenta alertas para temporais, a região central do país persiste com uma onda de calor. Vejamos como será o tempo em cada região nos próximos dias.

Região Sul

Nos estados de Santa Catarina e Paraná, a tendência é de tempo firme e pouca probabilidade de chuvas, ao menos até a próxima quarta-feira, dia 08. Entretanto, o norte e noroeste do Paraná estão sob a influência da onda de calor, com temperaturas elevadas.

No Rio Grande do Sul, as chuvas continuarão, concentrando-se principalmente na parte sul, especialmente na fronteira com o Uruguai. Alertas para temporais foram emitidos, com destaque para a área que vai de Chuí até Rio Grande, onde o risco é considerado grave. Acumulados de até 150 milímetros são esperados, com risco de granizo.

A partir de quarta-feira, as perspectivas mudam um pouco, mas a maior parte do estado deve ficar com tempo frio e seco até sexta-feira, dia 10. No fim de semana, uma nova frente fria deverá trazer chuvas para o estado (confira previsão detalhada para o RS ao final).

Região Sudeste

A região Sudeste deve permanecer sem chuvas nos próximos dias, porém, o alerta de onda de calor foi elevado em algumas áreas. O centro-leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro estão sob alerta vermelho, indicando altas temperaturas persistentes por mais de cinco dias.

O centro-oeste paulista e o triângulo mineiro já estão em alerta vermelho há alguns dias e a situação pode se manter até quinta-feira.

Região Centro-Oeste

Estados como Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de Mato Grosso estão sob alerta vermelho para onda de calor. As temperaturas têm oscilado entre 37ºC e 38ºC, com sensação térmica que pode ultrapassar os 40ºC devido à baixa umidade e ventos fracos.

O tempo firme predomina durante a semana no restante de Goiás, parte central de Mato Grosso e no Distrito Federal, havendo previsão de chuvas apenas no noroeste de Mato Grosso.

Região Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa em boa parte da região, o que trará chuvas nos próximos dias. As áreas mais afetadas serão Amapá, noroeste do Pará, Roraima e norte do Amazonas.

Por outro lado, Tocantins e sudeste do Pará devem permanecer com clima firme, com pouca ou nenhuma chance de precipitação, e temperaturas que podem chegar aos 34ºC.

Região Nordeste

Chuvas mais significativas são esperadas para o recôncavo e litoral baiano, assim como para a porção norte dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, principalmente no período da tarde.

Nas demais áreas, o calor predominará nos próximos dias, sem previsão de chuvas pelo menos até quinta-feira.

Previsão específica para o Rio Grande do Sul

Imagem: Inmet

Uma nova frente fria estava prevista para se deslocar pelo Rio Grande do Sul a partir de ontem, quarta-feira, dia 08, trazendo mais instabilidade para as regiões já afetadas pelos temporais da última semana. Este fenômeno é resultado do deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai, somado à formação de um ciclone extratropical.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o extremo sul gaúcho deve ser a região mais afetada, com volumes de chuva acima de 100 milímetros, além de rajadas de vento de até 100 km/h e possibilidade de granizo.

Até hoje, quinta-feira, 09, essa condição de chuvas e ventos se espalha pelo estado, chegando a Santa Catarina. Na sexta-feira, a formação de uma nova frente fria trará mais instabilidade, ampliando o ingresso de ar frio de origem polar, podendo provocar novas pancadas de chuva.

O governo do estado está monitorando as condições climáticas, especialmente entre sexta e domingo, devido à previsão de novos temporais na metade norte do estado. A expectativa para o fim de semana é de tempo úmido e mais frio, com chuvas intensas previstas para o norte e leste do Rio Grande do Sul. Já no sul e oeste do estado, o tempo deve ficar mais seco a partir da segunda-feira, dia 13.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM