
A vaca Carlos Barbosa Cichelero 383 Jose, produziu 83,68 quilos de leite, da competição realizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul; Veja!
Uma das premiações mais tradicionais e aguardadas da Expointer, o Banho de Leite, dado ao proprietário dos animais da raça holandesa que mais produzirem leite durante a feira, foi realizado na tarde de uma terça-feira (7).
O produtor de leite Evandro Cichelero retornará para Carlos Barbosa com o título de vencedor do concurso Leiteiro na Expointer 2021. Suas exemplares venceram as categorias Jovem, com a vaca Granja Cichelero 546 Finder, com 69,66 quilos de leite; e Adulta, com a vaca Carlos Barbosa Cichelero 383 Jose, produzindo 83,68 quilos de leite, da competição realizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) na feira agropecuária.
O Banho de Leite foi acompanhado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, no Parque de Exposições Assis Brasil, na tarde desta terça-feira, 7 de setembro.
Para chegar ao resultado foram realizadas cinco ordenhas, em cada uma das categorias. Participaram um total de 18 vacas, sendo 14 na categoria adulta e quatro na categoria jovem. “Estamos muito felizes”, declara Cichelero, lembrando que em 2012 uma de suas exemplares conquistou a categoria Jovem e afirmando que não realizou nenhum preparo especial com os animais para esta edição.
“Não tem muito segredo, é só capricho e trabalho”, complementou reforçando que as vacas recebem alimentação balanceada.
Os julgamentos da raça holandesa seguem no Parque de Exposições durante todo o dia de hoje (09). Entre os bovinos de leite, é a que tem maior número de animais na feira, com 140 animais inscritos.
Granja Cichelero conquista as categorias Vaca Jovem e Vaca Adulta na Expointer no concurso promovido pela Gadolando


- Vaca é a grande campeã da raça Holandesa após impressionar jurados
- Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso
- Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
- Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
Uma curiosidade do concurso Leiteiro é que na Expointer Digital, realizada no ano passado, a Granja Bazzotti, de Ponte Preta, na região do Alto Uruguai, também arrematou os dois títulos de maior produção entre as vacas que estavam na feira agropecuária.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, explica sobre as características da raça. “A vaca holandesa é a que mais produz leite no mundo, tem origem europeia e se adapta mais em lugares frios. No Rio Grande do Sul temos a melhor média de produção, por animal, por ano, do país. É motivo de orgulho mas muito ainda pode ser trabalhado”, destacou.