As famílias integrarão o programa de ATER Bem Viver Semiárido II, executado com diretrizes do MDA, pautadas na transição agroecológica, e recursos do Governo Federal.
A ANATER/MDA publicou novo edital para contratar projetos de assistência técnica e extensão rural (ATER) que vão atender 2 mil famílias de agricultores e agricultoras em 8 lotes da região do Semiárido, nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Minas Gerais. 50% do público beneficiário são mulheres e 20%, jovens.
As famílias integrarão o programa de ATER Bem Viver Semiárido II, executado com diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), pautadas na transição agroecológica, e recursos do Governo Federal. As propostas poderão ser enviadas pelas entidades credenciadas através do Sistema de Gerenciamento de ATER (SGA), no site da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), a partir do dia 26 de novembro, se não houver pedido de impugnação do edital, até 22 de dezembro.
Objetivo
As famílias de agricultores e agricultoras familiares rurais, urbanos e/ou periurbanos, pescadores e pescadoras artesanais, quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados e assentadas da reforma agrária receberão suporte técnico para que possam acessar políticas públicas, como financiamentos e o Fomento Rural, incentivar a produção de alimentos saudáveis, recuperar o bioma, melhorar a renda e a qualidade de vida, amenizar os efeitos da seca e incentivar a permanência na agricultura em 14 meses de execução.
Indicadores
Para isso, durante a execução do Programa serão mensurados 12 indicadores: Diversificação da produção agroecológica; Renda; Segurança Alimentar; Acesso ao Pronaf, ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Unidades produtivas com práticas sustentáveis; Qualidade de vida e acesso a políticas públicas sociais; Participação Social; Acesso a Mercados Locais; Conservação dos Recursos Naturais e Estruturas.
Bem Viver Semiárido – Nas edições I e II, o programa atenderá 5.750 famílias, com investimento de R$ 24,6 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em todos os 10 estados do Semiárido: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Minas Gerais. Lotes que contemplam 2.500 famílias na Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí já estão em execução. Do total, 4.500 mil famílias serão atendidas por entidades privadas através de chamadas públicas; e 1.250, com a assinatura de Instrumentos Específicos de Parceria (IEP) para transferência de recursos da ANATER/MDA para as empresas públicas de ATER, em 5 estados: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. O edital está publicado no Diário Oficial da União e no site da ANATER
Fonte: Gov.br
VEJA TAMBÉM:
- Previsão para Selic em 2024 segue em 11,75%; 2025 avança a 12,25%, aponto Focus
- Mercado de soja inicia semana em ritmo moderado e leve alta em Chicago
- Mercado financeiro reduz expectativa de inflação para 2024
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.