“Governo precisa admitir que temos crise no agro”, afirma Lupion

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, fez um chamado urgente para que o governo federal assuma a existência de uma crise no setor agropecuário: “Ainda não atingimos o fundo do poço, mas estamos nos aproximando”; confira

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), fez um chamado urgente para que o governo federal assuma a existência de uma crise no setor agropecuário. Em declarações feitas nesta terça, 27, Lupion destacou a importância de reconhecer a gravidade da situação e a necessidade de alocação significativa de recursos para enfrentá-la.

Tenho discutido essa questão com o Ministério da Agricultura. O governo precisa admitir que estamos enfrentando uma crise e que serão necessários recursos substanciais, seja através do Plano Safra ou do seguro, para mitigar seus impactos“, afirmou Lupion.

O deputado enfatizou a importância de buscar soluções em conjunto com o governo, deixando de lado questões de culpabilidade pela crise. Ele ressaltou que ainda não é possível calcular com precisão o montante necessário para a renegociação de dívidas e a prorrogação de financiamentos, pois a safra de grãos, especialmente a colheita de soja, está em andamento.

Lupion destacou a disparidade entre as estimativas de safra, citando dados da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e apontou para a crise de rentabilidade enfrentada pelos produtores, com os preços dos grãos abaixo dos custos de produção.

O produtor plantou soja a R$ 140 por saca e agora está vendendo a R$ 90 por saca. Isso resultará em uma quebra significativa na safra. Precisamos entender melhor a situação da safra, pois há diferenças entre os Estados em termos de produtividade“, explicou.

O presidente da FPA ressaltou que muitos produtores já estão enfrentando dificuldades para cumprir seus compromissos financeiros e alertou para a possibilidade de a crise se estender até 2025 e 2026.

Estamos diante de uma crise prolongada que exigirá medidas urgentes de reequilíbrio. Ainda não atingimos o fundo do poço, mas estamos nos aproximando“, concluiu Lupion.

A incerteza em torno da extensão e gravidade da crise na agropecuária coloca em destaque a necessidade de uma resposta governamental eficaz para apoiar os produtores rurais e garantir a estabilidade do setor.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM