Um produtor de leite denuncia ‘dumping de leite’ obrigatório para manter preços altos; Um caso absurdo aconteceu no estado de Ontário, no Canadá. O Governo obriga ele jogar no esgoto 30 mil litros de leite, porque excedeu a cota.
Com um vídeo simples, Jerry Huigen revelou ao resto do país, e do mundo, o segredo sujo dos laticínios do Canadá: desperdiçamos muito leite para manter os preços altos. Huigen, um produtor de leite do sul de Ontário, postou um vídeo emocionante no TikTok mostrando sua operação de laticínios derramando leite porque havia ultrapassado sua cota para janeiro.
Um produtor de leite denuncia ‘dumping de leite’ obrigatório para manter preços altos no estado de Ontário, no Canadá. Em uma época de altos preços de mercearia geracionais, o fazendeiro Jerry Huigen é obrigado a destruir 30.000 litros de excesso de produção.
Como os consumidores canadenses são atingidos por altas taxas geracionais de inflação de alimentos, um produtor de leite de Ontário postou um vídeo viral na segunda-feira documentando como ele estava sendo forçado pelas autoridades federais a despejar o excesso de leite no esgoto.
“ Eu joguei fora 30.000 litros de leite e isso parte meu coração ”, diz o produtor de leite Jerry Huigen em um vídeo de cinco minutos do TikTok que já foi visto mais de um milhão de vezes em várias plataformas de mídia social. CONFIRA O VÍDEO COMPLETO ABAIXO!
“Eles nos obrigam a jogá-lo fora, e desta vez vou a público”, acrescenta ele, ao lado de um cano de escoamento que despeja leite no chão. O dumping de leite tem sido uma característica regular do setor de lácteos canadense pelo menos nos últimos 50 anos , e é feito de forma muito deliberada para manter altos os preços do leite canadense.
“Eu joguei fora 30.000 litros de leite. Isso parte meu coração”, disse Huigen no vídeo.
Também dói os pais que fazem compras em todas as casas com crianças pequenas. As crianças bebem muito leite e, como tudo, o preço do leite está subindo em um momento em que muitos estão sentindo o aperto no supermercado.
“Desta vez, vou a público. Quero que as pessoas vejam a dor que nós, produtores, sofremos”, disse Huigen. “Apenas um país no mundo – no Canadá, não nos Estados Unidos, não na Europa – eles despejam quando terminam, mas não devemos falar sobre isso.”
Huigen disse que o excesso de leite pode ir para famílias de baixa renda ou bancos de alimentos, ou até mesmo doado para hospitais, mas, em vez disso, é ordenado que seja descartado pelos reguladores do sistema.
A produção de leite no Canadá é controlada por um sistema nacional de gerenciamento de suprimentos que também possui braços provinciais em operação. Os agricultores têm uma cota de quanto leite podem produzir – uma cota que deve ser comprada. Nenhum agricultor pode vender ou distribuir mais leite do que sua cota permite.
O descarte de leite ocorre desde o início do sistema para controlar a oferta e, portanto, o preço, mas poucas pessoas sabem desse segredo sujo do leite.
A notícia do despejo de 30.000 litros em um mês em uma fazenda ocorre no momento em que os produtores receberam um aumento de 2,2% no preço pago pelo leite, que entrou em vigor em 1º de fevereiro. Aumento em setembro passado e um aumento de 8,4% em fevereiro passado.
Isso faz com que o sistema de gerenciamento de suprimentos pareça frio, insensível e ganancioso. O sistema foi implementado para dar aos agricultores uma renda estável e como uma alternativa ao que a maioria dos países faz, que é subsidiar diretamente os agricultores.
Mas não existe leite canadense excedente . Como Huigen mostrou, qualquer leite produzido além da cota é simplesmente destruído. E é esse controle da oferta que permite aos produtores de leite fixar os preços.
No ano passado, a Canadian Dairy Commission elevou os preços do leite em mais de 11% em 12 meses, garantindo que, mesmo em meio à inflação galopante dos supermercados, os preços do leite subissem mais rápido do que qualquer outra coisa.
Huigen, que cresceu em uma fazenda de gado leiteiro na Europa, disse no vídeo de segunda-feira que o Canadá é o “único país” que força os produtores a despejar leite quando eles tiveram uma estação produtiva incomum. “Mas não devemos falar sobre isso”, disse ele.
Mas os produtores de leite enfrentam sanções se não participarem do esquema de fixação de preços. Qualquer venda de leite fora da cota definida de um produtor pode resultar em multas pesadas e até mesmo na suspensão de sua licença de produtor.
“ Você me diz, se você está no negócio de suínos, na indústria madeireira, em qualquer indústria siderúrgica, se você está 10% acima e os tempos estão bons… seu pouco de lucro vai pelo ralo ”, disse ele.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Ele disse que o Canadá poderia exportar mais de seus produtos lácteos, o que outros países desejam, mas a indústria tem demorado para reagir a essa demanda. Isso poderia interromper o dumping maciço, dar mais renda aos agricultores e manter os preços mais baixos para os consumidores canadenses.
A indústria já tinha um problema de imagem com o aumento dos preços e esse fiasco do dumping só vai piorar as coisas. Se eles próprios não inovarem, alguém eventualmente o fará, e pode não ser do seu agrado. Melhor mudar e encontrar soluções agora.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.