Carteira de motorista gratuitas são liberadas pelo Governo; O Detran abriu as inscrições para 5 mil carteiras gratuitas para 2021. Confira como participar!
Na matéria de hoje vamos compartilhar uma oportunidade para você que quer tirar carteira mas o valor não cabe no orçamento, o Departamento de trânsito do DF, iniciou uma medida e abriu 5 mil inscrições para carteiras gratuitas. Excelente oportunidade!
A CNH, Carteira Nacional de Habilitação, é um dos documentos fundamentais para quem vive no meio agropecuário e também na cidade, tendo em vista que muitas atividades exigem o conhecimento. Sendo assim, o valor hoje para se obter uma CNH é alto e, grande parte da população, não dispõe dele. Por isso, existe a chamada CNH Social.
Continue conosco e entenda.
Carteira Nacional de Habilitação
Para os cidadãos que têm baixa renda e precisam obter a Carteira Nacional de Habilitação, terão a oportunidade de se inscrever no Programa Habilitação Social, o mesmo estará oferecendo 5 mil vagas para obter o documento.
Inscrições
As inscrições começaram no dia 15 de fevereiro e terminaram em 16 de março e podem ser feitas pelo site do órgão Portal.detran.df.gov.br.
Uma vez realizadas as inscrições, logo será realizada uma seleção, nesta será analisado em qual categoria o inscrito se encaixa.
Programa Habilitação Social
Este programa é composto por duas categorias.
- A primeira foi nomeada de Cidadão Habilitado;
- A segunda estudante habilitada.
Das 5 mil vagas ofertadas, 60% delas são destinadas para o projeto que inclui estudantes, já os outros 40% são voltados à população em geral.
Requisitos para se inscrever
Os cidadãos que vão se inscrever no programa devem estar atentos aos requisitos exigidos, pois, em cada categoria existe um requisito específico.
Categoria Cidadão Habilitado
Esta categoria é para os beneficiários de programas sociais e pessoas com deficiência, os requisitos são ser maior de 25 anos e estar inscrito no CadÚnico.
Veja os requisitos:
- Saber ler e escrever
- Residir no DF há pelo menos 2 anos
- Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição
- Ter CPF e RG
- Ser maior de 18 anos
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
Categoria Estudante Habilitado
Nesta o candidato deve ser maior de 18 anos, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deve ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em unidades particulares.
- Ações da Raízen ampliam queda e atingem mínimas históricas
- Governo anuncia presidente da COP30 e dá largada para estruturar conferência
- Anec eleva previsões de exportação de milho e soja do Brasil em janeiro
- Soja tem 8% da área colhida no PR, com piora na condição das lavouras, diz Deral
- Mauro Mendes vai vetar projeto de lei que altera sistema ambiental em Mato Grosso
Veja as regras abaixo:
- É necessário residir no DF há pelo menos 2 anos;
- Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores à inscrição no programa;
- Ser penalmente imputável;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
- Ter CPF e RG;
- Ter entre 18 e 25 anos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior ao de sua inscrição no programa;
- Estar cursando ou ter concluído os 3 anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas, o que deve ser comprovado por certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC);
Fonte: Jornal Contábil