Essa medida impacta positivamente pelo menos 30 frigoríficos que há mais de quatro anos aguardam a autorização para enviar seus produtos ao país africano.
Na terça-feira passada, o governo egípcio oficializou o reconhecimento da equivalência do sistema de inspeção brasileiro, promovendo o Brasil à categoria de “pre-listing” para a exportação de carne bovina, suína e de aves. Essa medida impacta positivamente pelo menos 30 frigoríficos que há mais de quatro anos aguardam a autorização para enviar seus produtos ao país africano.
Anteriormente, a aprovação ou renovação da habilitação dos frigoríficos estava condicionada a auditorias presenciais realizadas pelas autoridades egípcias. Essa abordagem era dispendiosa para as empresas, sobrecarregava os auditores fiscais e restringia o número de plantas industriais autorizadas a exportar. Com o “pre-listing”, essa exigência foi eliminada, facilitando o processo para as empresas brasileiras interessadas em exportar para o Egito.
A visita da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura ao Cairo, em novembro de 2023, desempenhou um papel crucial no sucesso das negociações, conforme comunicado oficial. O Egito representa o maior mercado importador de carne de aves do Brasil e ocupa a sexta posição como comprador de carne bovina brasileira. No último ano, as exportações brasileiras de carnes para o Egito alcançaram 130 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 384 milhões.
O estabelecimento do “pre-listing” evidencia a confiança no rigoroso controle sanitário brasileiro, especialmente no Serviço de Inspeção Federal (SIF), cuja qualidade é reconhecida por mais de 150 países importadores. O Egito demonstra o fortalecimento e o potencial de crescimento das relações comerciais estabelecidas. Em nota, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, destacou: “No último ano, conquistamos quatro novos mercados no Egito, incluindo o de algodão.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Como os nossos ossos foram transformados pela Agricultura
- Saiba mais sobre a mais nova praga das pastagens
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.