Governo do Mato Grosso libera cultivo da espécie Panga

O Pangasianodon hypophthalmus, conhecido popularmente como panga ou tubarão de água doce também poderá ser cultivado pelos piscicultores Mato-Grossenses

A Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), entidade de âmbito nacional, divulgou em suas redes sociais nesta sexta-feira (02), que o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou no dia 30 de novembro de 2022 a Lei 11.930, que autoriza o cultivo da espécie exótica Pangassius Hipophtalmus, conhecido por pangassius ou simplesmente panga, no estado. O panga está cada vez mais presente no país, especialmente na região Nordeste e agora no Centro-Oeste.

O Pangasianodon hypophthalmus, conhecido popularmente como panga ou tubarão de água doce, é um peixe de uma espécie nativa da Ásia, mais especificamente do Vietnã. Em três estados brasileiros, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo, seu cultivo em cativeiro já é autorizado. Agora com a aprovação do governador do estado, psicultores do Mato Grosso poderam também criar o panda.

Psicultores defendem que a espécie, que teria sido introduzida no Brasil há cerca de dez anos, se adaptou perfeitamente ao clima do país, especialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. O peixe seria uma nova alternativa para aquelas pessoas acostumadas ao consumo da tilápia.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM