Segundo publicação no Diário Oficial, intuito é que o grupo subsidie a ministra Tereza Cristina com informações para a tomada de decisão em relação ao COVID-19.
O Ministério da Agricultura instituiu o Comitê de Crise para monitorar e propor estratégias para minimizar os impactos do coronavírus na produção agrícola e no abastecimento de alimentos para a população brasileira. A portaria que cria o CC-AGRO-COVID19 está publicada na edição desta segunda-feira, 22, do Diário Oficial da União.
Segundo o texto da portaria, as atividades do grupo terão como objetivo subsidiar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na tomada de decisões durante o período de emergência pública decorrente da pandemia da Covid-19. O grupo atuará pelo período em que as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública estiverem vigentes.
- CNA deve tomar ações legais contra Carrefour, afirma Tereza Cristina
- Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo
- Ampliação de novos mercados ressalta qualidade da defesa agropecuária e dos produtos brasileiros
- Fávaro: “Quem ofender produtos brasileiros terá resposta à altura”, afirma ministro
- Carta do Carrefour foi muito fraca, diz Arthur Lira
São competências do CC-AGRO-COVID19: analisar produção, mercado, infraestrutura, percepções da sociedade e produtos agropecuários; analisar cenários e produzir diagnósticos para subsidiar a gestão do Ministério da Agricultura; analisar e acompanhar questões com potencial de risco, prevenir a ocorrência de crises e articular seu gerenciamento, em caso de grave e iminente ameaça ao abastecimento de produtos e insumos agropecuários; e propor ações que contribuam para a manutenção do abastecimento da população brasileira.
O comitê atuará em ações de monitoramento e encaminhamento de soluções de curto prazo; e em soluções de ajuste estrutural para médio/longo prazo.
Fonte: Estadão Conteúdo