Com a aprovação da ampliação, o Brasil poderá comprar mais 250 mil toneladas sem a cobrança de alíquota de 9%.
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), aprovou a ampliação da cota de importação de trigo sem taxa. Com isso, o Brasil poderá comprar mais 250 mil toneladas sem a cobrança de alíquota de 9%.
A medida acontece dentro da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec), que já prevê a importação de 750 mil toneladas de trigo.
No entanto, a ampliação acontece “porque já ocorreu o consumo de cerca de 95% da cota de importação no ano em curso” e tem validade até o dia 31 de dezembro, segundo nota do MDIC.
O pedido foi encaminhado pela Associação da Indústria de Trigo (Abitrigo), como o Agro Estadão adiantou em junho. Segundo a entidade, o preço da commodity tem subido muito e essa oscilação no preço pode encarecer produtos do cotidiano como o pão.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Exportações brasileiras de carne bovina devem crescer 2,5% em 2025, projeta Conab
- Tratamento Industrial de Sementes com biológicos favorece a sustentabilidade na plantação
- 77% dos produtos exportados pelo agronegócio são industrializados
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.