Em relatório desenvolvido recentemente, associação divulga evolução dos índices zootécnicos do rebanho Girolando, salto é maior que 35% em 20 anos.
Em um programa de melhoramento genético, o principal objetivo é identificar os indivíduos superiores, ou seja, quais os animais que realmente irão transmitir boas características aos seus descendentes, promovendo assim o melhoramento genético do rebanho. Se olharmos para os índices apresentados abaixo, veremos que a média da produção leiteira subiu mais de 36% nos últimos anos, salto produtivo é o que tem levado ao uso da raça no Brasil e vários países da América Latina e Central.
A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é o teste de progênie, através da avaliação da produção de leite de suas filhas. Isso porque o leite não é expresso no macho, sendo o controle leiteiro a principal ferramenta do Teste de Progênie.
O Teste de Progênie avalia as filhas dos touros que são responsáveis por mais da metade do melhoramento genético do rebanho. Para a realização do Teste de Progênie é necessário que alguns criadores tenham interesse em testar seus touros e outros criadores tenham interesse em inseminar as matrizes de seu rebanho com sêmen dos touros inscritos no PMGG, estes rebanhos são conhecidos como rebanhos colaboradores.
Alguma das grandes vantagens dos rebanhos colaboradores é receber gratuitamente o sêmen do PMGG e ter seu rebanho avaliado por um programa de melhoramento, sendo o rebanho acompanhado periodicamente por técnicos do programa
Sem dúvida nenhuma, o sucesso do melhoramento genético de uma raça está relacionado à seriedade e ao sucesso do trabalho realizado pelos parceiros e rebanhos participantes do programa.
Participe você também do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), valorize seu rebanho, conheça o potencial genético de seus animais. Para ver os últimos resultados do teste de progênie, como inscrever seu touro e como participar do rebanho colaborador, clique aqui.