São 500.000 colheitadeiras CLAAS! Empresa de máquinas, uma das maiores do mundo, está comemorando número de colheitadeiras construídas desde 1936, alcançando marco histórico. Nesta ocasião, a empresa está produzindo várias máquinas de aniversário
A CLAAS tem sido pioneira no desenvolvimento de colheitadeiras há muitas décadas. A partir de 1936, a empresa familiar sediada em Harsewinkel/Alemanha “reinventou” a colheita de cereais na Europa com o método de corte-debulha com o princípio de fluxo cruzado, ou MDB, para abreviar. O grande sucesso veio em 1946 com a série SUPER, que a partir de 1953 também pôde ser entregue com motores adicionais e a partir de 1958 como SUPER AUTOMÁTICA com acionamento hidráulico da unidade de corte. Mais de 60 mil unidades do SUPER foram comercializadas em todo o mundo e até encontraram compradores no Canadá e no Uruguai. Agora, já são 500.000 colheitadeiras CLAAS!
A @claas_america postou recentemente uma publicação em comemoração das 500.000 colheitadeiras vendidas desde 1936. Nesse contexto, foi em 1953, que a empresa familiar entrou no segmento de colheitadeiras autopropelidas com a HERCULES, que mais tarde foi renomeada como SF. Em 1961, o MATADOR GIGANT estabeleceu novos padrões com uma largura de barra de corte de até 6,0 m. Outros marcos que definiram a indústria na década de 1960 incluíram nomes conhecidos como SENATOR, COMET, COSMOS, CORSAR, MERCATOR, PROTECTOR e COMPACT.
Uma colheitadeira CLAAS é, na verdade, muito mais do que uma máquina.
Em 1972, a série DOMINATOR abriu uma nova era que já dura mais de 50 anos até hoje. As séries DOMINATOR 6 e DOMINATOR 8 apresentaram inovações como a limpeza 3D, o guiamento da unidade de corte AUTO CONTOUR e a debulhadora MEGA. O DOMINATOR CS com separação de cilindros (commandor CS de 1986) foi apresentado em 1981.
Em 1995, foi lançado o LEXION 480 com tecnologia híbrida APS e aplicações electrónicas para a era emergente da agricultura de precisão, seguido em 1997 pela tecnologia de chassis TERRA TRAC no LEXION. Além disso, esta tecnologia está disponível para o TRION desde 2021.
A tecnologia de inteligência de máquina seguiu em 2013 com a automação de colheitadeiras CEMOS. O CEMOS continua a ser continuamente desenvolvido e expandido para incluir processos e unidades adicionais em colheitadeiras e acessórios.
Os membros mais recentes da família de colheitadeiras CLAAS são as séries TRION e EVION apresentadas em 2021 e 2023. Junto com a LEXION, elas oferecem uma gama de produtos e equipamentos, desde o trator de cinco rodas de 205 cv até o carro-chefe LEXION 8900 TERRA TRAC de 790 cv com APS SYNFLOW HYBRID. Todas as três séries permitem um aumento adicional na eficiência da debulha graças ao sistema de gerenciamento do motor DYNAMIC POWER e às funções CEMOS expandidas.
Presença global com 500.000 colheitadeiras CLAAS
Com cerca de 100.000 e mais de 75.000 unidades, respetivamente, a DOMINATOR e a LEXION representam a maior parte das 500.000 colheitadeiras CLAAS construídas até à data. SUPER e SUPER AUTOMATIC (aprox. 65.000 unidades), bem como EUROPA e COLUMBUS (juntas, aprox. 60.000 colheitadeiras) e o TUCANO (aprox. 35.000 unidades) também contribuíram para o sucesso global das colheitadeiras CLAAS. Características como a adequação a múltiplas culturas, o desempenho e a eficiência da colheita foram continuamente otimizadas ao longo de décadas de trabalho de desenvolvimento.
Ao longo das décadas, a CLAAS também forneceu colheitadeiras a outros fabricantes. Desde 1992, as colheitadeiras CLAAS já não são fabricadas exclusivamente na sede de Harsewinkel. Naquele ano, o primeiro CROP TIGER saiu da linha de montagem na Índia, da qual foram produzidas mais de 10.000 unidades. Desde 2001, a CLAAS também produz colheitadeiras híbridas LEXION para o mercado norte-americano em sua própria fábrica em Omaha – na cor amarela e com a marca Caterpillar até 2019.
Desde 2013, após a aquisição da Jinyee, a CLAAS também produz colheitadeiras e componentes para colheitadeiras na China. A nova colheitadeira híbrida DOMINATOR 370 foi introduzida aqui em 2019, seguida três anos depois pela DOMINATOR 260 com seis andadores. O novo EVION, que, tal como o DOMINATOR 370 e 260, foi desenvolvido em Harsewinkel, também saiu da linha de produção em Gaomi desde 2023.
Como outro local na rede de competência em colheitadeiras, Törökszentmiklós, no sul da Hungria, produz cortadores e colhedores de milho para colheitadeiras CLAAS desde 1997. Em outubro de 2021, a 100.000ª unidade de corte para CLAAS foi comemorada aqui.
Automação, assistência e gerenciamento de dados
Nos últimos 25 anos, a automação tornou-se uma parte cada vez mais importante de uma maior otimização nas áreas de eficiência, produtividade e resultados de trabalho. Com a introdução do dispositivo de controle de produtividade em 1974, a CLAAS começou a integrar auxílios operacionais eletrônicos em colheitadeiras.
O CEMOS, que foi introduzido em 2013 e desde então ganhou vários prêmios em feiras internacionais como Agritechnica e SIMA, provou então ser um verdadeiro divisor de águas: até hoje, tem sido continuamente expandido para incluir outros processos na colheitadeira e na unidade de corte, permitindo uma utilização ideal da máquina com foco total no máximo desempenho de colheita – apoiado graças à adequação multiculturas exclusiva de todas as colheitadeiras CLAAS.
A CLAAS também foi uma das pioneiras na construção de colheitadeiras para aplicações agrícolas de precisão. A partir de 1991, os dados de rendimento e os dados de posição do GPS puderam ser vinculados entre si – e a partir de 1996, a LEXION até ofereceu mapeamento de rendimento via AGROCOM MAP seguido em 1998 pelo gerenciamento de frota baseado em telemetria via Combine Online. Em 2005, as colheitadeiras LEXION foram os primeiros produtos CLAAS a serem equipados com o inovador TELEMATICS. A partir de outubro de 2024, a rede digital das colheitadeiras CLAAS com o restante da frota, gerenciamento de operações e o parceiro de serviço e vendas CLAAS ocorrerá no novo CLAAS connect, abrindo um novo capítulo na área de gerenciamento digital de máquinas e fazendas.
Máquinas de aniversário
Para destacar a rede global de produção de colheitadeiras da CLAAS e permitir que todos os locais participem igualmente no aniversário, várias máquinas comemorativas foram e estão sendo construídas com um visual especial. O LEXION, TRION, EVION e DOMINATOR estarão em exibição em diversas feiras comerciais nacionais e internacionais, bem como em dias de campo e em uso de demonstração nas próximas semanas e meses.
A cor prata metálica representa o início da produção de colheitadeiras CLAAS até 1961, o verde semente metálico representa o conhecido esquema de cores CLAAS introduzido em 1966 com o SENATOR. O padrão de nós nas letras CLAAS em ambos os lados das máquinas de aniversário faz referência ao antigo logotipo da CLAAS com o gancho do atador CLAAS – a primeira patente CLAAS de 1921.
“Agricultores e prestadores de serviços em todo o mundo depositaram a sua confiança em nós 500.000 vezes”, explica Jan-Hendrik Mohr, CEO da CLAAS. “Estamos, portanto, comemorando o aniversário desta unidade internacionalmente com o lançamento global de várias máquinas comemorativas em Harsewinkel, Omaha e Gaomi. Uma colheitadeira CLAAS é, na verdade, muito mais do que uma máquina. Porque por trás de cada EVION, TRION, LEXION e DOMINATOR existe uma organização poderosa e profissional com fornecimento rápido e confiável de peças de reposição, com a qual inspiramos clientes em todo o mundo”, conclui Mohr.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Pesquisa realizada em uma universidade do Reino Unido revela laços sociais complexos nos bovinos, ou melhor, podemos afirmar que as vacas têm “melhores amigas”.
Continue Reading Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa Essa prática, embora possa reduzir os nutrientes do solo, não desbalanceia a fertilidade e pode ser corrigida com adubação.
Continue Reading Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário Previsão aponta chuvas para o Matopiba, mas oeste de SP e sul de MS ainda necessitam de mais precipitações para o pleno desenvolvimento das lavouras de soja
Continue Reading Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover A última audiência estava marcada para o dia 18 de dezembro deste ano, mas agora as atividades seguem até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Continue Reading STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025 Enquanto a média nacional de produção de arroba é de 14,28 dias, a MFG conseguiu atingir uma média de 13,20 dias para a mesma produção Você sabia que é possível economizar R$ 132,80 por boi em cada ciclo de produção com um simples ajuste no manejo? O confinamento se consolidou como uma das práticas mais…
Relação entre os países resultou na abertura de cinco mercados, habilitação de 38 plantas frigoríficas e recorde de exportações em 2023.
Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa
Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário
Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
Gigante do confinamento acelera engorda e parceiros economizam, em média, R$ 132,80/boi
Acordos entre Brasil e China para a agropecuária podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial