
Durante a 47ª Expointer, a Associação Brasileira de Angus anunciou um novo modelo de cruzamento de Angus em raças leiteiras – Holandês e Jersey. Nesse cenário, o grupo Semex Brasil lidera inovação no Programa Beef On Dairy, certificado pela Associação
O Grupo Semex Brasil, referência global em genética bovina, celebra o pioneirismo no fornecimento de genética para o Programa Beef On Dairy no Brasil, certificado pela Associação Brasileira de Angus. A empresa é uma das primeiras forneceras de genética focada na produção de carne premium provenientes do cruzamento de Angus em matrizes leiteiras, das raças Holandês e Jersey. O assunto, que vêm sendo pauta aqui no Compre Rural, está em crescimento no mundo da pecuária de forma global.
O Programa Beef On Dairy representa uma nova tendência mundial na pecuária, permitindo que produtores leiteiros integrem a genética de corte Angus em seus rebanhos, resultando em animais com alta eficiência produtiva e qualidade excepcional de carne. Este modelo de cruzamento é muito utilizado para produção de carne premium nos Estados Unidos, produzindo o Holgus, e permite uma combinação ideal entre a produtividade leiteira e a qualidade superior da carne Angus.
A certificação pela Associação Angus, foi anunciada na última segunda-feira, dia 26, durante a 47ª Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. “Estamos extremamente orgulhosos de sermos pioneiros no fornecimento de genética de alta qualidade para o Programa Beef On Dairy,” afirma Nelson Eduardo Ziehlsdorff, diretor presidente do Grupo Semex Brasil.
“A certificação anunciada pela Associação valida nosso compromisso em entregar soluções inovadoras que aumentam a rentabilidade e a sustentabilidade dos produtores brasileiros”, salienta.
O gerente de Corte Taurino da Semex, Antonio Carlos Sciamarelli Jr. destaca a evolução do programa nos últimos meses. “A adoção do programa Beef On Dairy está crescendo rapidamente entre as principais associações produtoras de carne do país, impulsionada pela demanda por carne premium e pela necessidade de maior eficiência na produção leiteira. Internamente, a Semex possui o Programa Progenesis Beef, que fornece os melhores touros para o programa Beef On Dairy – um catálogo está disponível no site da empresa. A chancela da Associação Angus certifica o trabalho da cadeia produtiva de carne e garante a qualidade e o alto padrão de mercado” explica Sciamarelli.
Com isso, muitos confinamentos vêm surgindo, como um exemplo impressionante de uma fazenda que está finalizando a obra de uma unidade de confinamento para 150.000 bezerros Holgus confinados, mostrando a escala e o potencial desse sistema no país americano.
“O resultado é uma carne de qualidade, com ótimo marmoreio, muito utilizada para atender as exportações norte-americanas de carne premium”, explica Ana Doralina, gerente do Programa Carne Angus Certificada.

Qualidade da Carne Angus
Atualmente, a carne Angus produzida no Brasil é reconhecida mundialmente e exportada para 41 países. Só no primeiro semestre de 2024, as exportações cresceram 7,8%, somando 1,3 mil toneladas vendidas, tendo China, Chile, Holanda e Arábia Saudita como os maiores compradores neste período, além da abertura de novos mercados como Maldivas, Aruba, Senegal, Iraque, Turquemenistão e Geórgia.
O Programa Carne Angus Certificada opera com abates em 53 frigoríficos, pertencentes a 26 indústrias parceiras, e acumula mais de 5,8 milhões de animais Angus abatidos e 27 mil produtores participantes espalhados por 12 estados brasileiros.

Destaque para mercado no Brasil
Agora, os primeiros cortes deste cruzamento estão sendo conduzidos pela Cooperativa CooperAliança, em Guarapuava (PR), frigorífico parceiro do Programa Carne Angus Certificada e reconhecido pela excelência na produção de carne premium.
“Este ano começamos a receber este tipo de animal para abate e tivemos uma grata surpresa. Os animais fruto do acasalamento com o touro Angus, manejados intensivamente desde o nascimento, produzem carne de extrema qualidade, com bom formato e rendimento de cortes e muito marmoreio”, conta o Gerente de Fomento CooperAliança, Robson Ueno.
Grupo Semex Brasil
O Grupo Semex Brasil é composto pela Semex Brasil, responsável pela comercialização, importação e exportação sêmen; a Central Tairana, que atua na coleta e industrialização de genética; e o Cenatte Embriões, que oferece suporte em ações de reprodução bovina assistida. As empresas fazem parte da canadense Semex Alliance, que no mundo todo vende mais de 13 milhões de doses de sêmen por ano. No Brasil, a cada ano, são lançados mais de 300 touros selecionados com a melhor genética.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Conheça a diferença entre o Pinto e o Paint Horse
Embora as raças Paint Horse e Pinto compartilhem algumas semelhanças, eles possuem diferenças marcantes, neste artigo, você vai entender claramente como distinguir um do outro
Continue Reading Conheça a diferença entre o Pinto e o Paint Horse
Leilão Terra Nobre oferta touros Nelore PO com qualidade comprovada
Segundo os organizadores, os lotes do Leilão Terra Nobre foram rigorosamente selecionados, garantindo qualidade, rusticidade e potencial produtivo.
Continue Reading Leilão Terra Nobre oferta touros Nelore PO com qualidade comprovada
Colheita da safra 2024/25 de soja em MT está praticamente concluída, diz Imea
O avanço na semana foi de 0,44 ponto porcentual, mantendo o ritmo ligeiramente superior ao do mesmo período do ciclo anterior, quando 99,68% da área havia sido colhida
Continue Reading Colheita da safra 2024/25 de soja em MT está praticamente concluída, diz Imea
Clima colabora e colheita de soja atinge 82% no Brasil
Resultado é o mais alto para esta época do ano desde a safra de soja 2010/11, quando teve início a série histórica da consultoria AgRural
Continue Reading Clima colabora e colheita de soja atinge 82% no Brasil
Multinacional inaugura 1º frigorífico no Pará com capacidade de 400 abates diários
Segundo a Ramax Group, em nota, a unidade, foi reformulada e agora passa a operar sob o nome de Ramax Frigorífico Rondon, com projeção inicial de abate de 400 bovinos por dia e potencial de expansão para até 600 animais diários.
Continue Reading Multinacional inaugura 1º frigorífico no Pará com capacidade de 400 abates diários
China vai transformar 90 milhões de hectares em terras agrícolas para produzir grãos
A medida de transformar 90 milhões de hectares em terras agrícolas para produzir grãos, foi definida como estratégica pelo governo chinês, que reconhece que a base para garantir a segurança alimentar está na terra arável.