Dono da Cutrale, gigante global de suco de laranja, morre em Londres; “Rei da Laranja” construiu um império com sede no interior de São Paulo
O empresário José Luis Cutrale, dono de uma das maiores empresas globais de suco de laranja, morreu nesta quarta-feira, em Londres, de causas naturais, informou uma nota da família.O empresário que construiu um império da laranja chamado Cutrale, com sede em Araraquara, no interior paulista. Os negócios de Cutrele, que atua em todos os elos da cadeia, vão do cultivo de 160 mil hectares de pomares a frota de navios.
José Luis Cutrale nasceu em São Paulo, em 17 de setembro de 1946, e trabalhou desde pequeno com seu pai, no Mercado Municipal da Cantareira. Em 1967, a família fundou a processadora e distribuidora de suco de laranja Cutrale, uma das referências globais no mercado.
No ranking atualizado nesta ano de bilionários da revista Forbes de 2022, José Luis Cutrale era a 1579ª pessoa mais rica do mundo e 21ª do Brasil, com uma fortuna estimada de US$ 1,9 bilhão (R$ 8,8 bilhões).
Ao longo de sua carreira, Cutrale também atuou no setor grãos, logística, bananas, entre outros, com operações nos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda e Japão, além do Brasil. Ítalo-brasileiro nascido em São Paulo em 17 de setembro de 1946, começou a trabalhar desde menino com seu pai no Mercado Municipal da Cantareira, lembrou o comunicado da família.
Posteriormente, Cutrale ingressou na atividade de plantio e cultivo de laranjas, o início de um conglomerado global. A Cutrale é uma das líderes em um mercado de suco de laranja no qual atuam também as gigantes Citrosuco e a Louis Dreyfus Company, que respondem pela maior parte das exportações da commodity do país, maior exportador global.
O Fundecitrus, entidade que atua na pesquisa do setor, lamentou a morte do empresário, afirmando que Cutrale “certamente um dos nomes mais importantes da história da citricultura mundial”.
Início da Cutrale
Quem deu início ao império da laranja foi José Cutrale Júnior (Araraquara, 1926 – Araraquara, 29 de dezembro de 2004), megaempresário do setor de citricultura, o “rei da laranja”. Famoso por ser um negociador implacável com clientes e fornecedores, o empresário tornou-se respeitado mundialmente no ramo da citricultura por ter transformado a Sucocítrico Cutrale na maior fabricante mundial de suco de laranja.
José Cutrale Júnior, foi exemplo típico de empresário que, apesar da falta de estudos, conseguiu conquistar o mundo. Largou a escola e começou a trabalhar com o pai ainda adolescente. Nos anos 50, comprou a primeira fazenda do grupo e, em 1967, fundou a Cutrale.
Cutrale Júnior tirou vantagem de uma geada que destruiu laranjais na Flórida para crescer mundialmente. Ele se associou à Coca-Cola para a produção do suco Minute Maid e, quando os EUA adotaram medidas antidumping contra a Cutrale, transferiu parte da produção para lá.
Filho de um imigrante italiano, Cutrale Jr. começou a carreira trabalhando na banca de frutas de seu pai, no Mercado Municipal de São Paulo. Na década de 60, fundou a Cutrale e iniciou suas incursões no exterior. Teve muito sucesso na virada dos anos 60 para os 70, quando geadas devastaram as plantações da Flórida e o preço da laranja disparou. A Cutrale capitalizou-se e acelerou o ritmo de investimentos.