O Brasil, onde a Cofco terá em breve um dos maiores terminais de grãos do continente em Santos, tornou-se fundamental para os esforços da China de diversificar suas compras.
A Cofco, gigante chinesa do comércio agrícola, está investindo em um terminal no Porto de Santos, com capacidade para movimentar 14 milhões de toneladas de grãos por ano. As informações foram divulgadas pela Bloomberg Linea. A concessão, obtida em 2022, reforça a estratégia da China de diversificar suas fontes de suprimento, consolidando o Brasil como um parceiro essencial na cadeia global de alimentos.
A inauguração do terminal está prevista para 2025 e deve quadruplicar a capacidade portuária da Cofco no Brasil, permitindo o embarque de até 200 navios por ano. Com conexão direta a ferrovias, o novo terminal promete reduzir custos logísticos e otimizar o escoamento de soja, milho e açúcar, principais produtos exportados pelo Brasil para a China.
Expansão estratégica
Desde sua fundação em 1949, a Cofco vem se consolidando como um player global, operando atualmente em mais de 50 países. Nos últimos anos, a empresa investiu pesado na América Latina, adquirindo ativos como a Nidera BV e o Noble Group. A expansão no Brasil é considerada estratégica, especialmente em meio às tensões comerciais entre China e Estados Unidos, que levaram Pequim a buscar fornecedores alternativos.
“Estamos firmes no nosso compromisso de investir de forma responsável no Brasil”, afirmou a Cofco em comunicado enviado por e-mail. Para a empresa, o Brasil é um “hub agrícola essencial” e possui “potencial inigualável” como líder global na produção agrícola.
Impactos e desafios
A construção do terminal em Santos representa um avanço significativo na logística de exportação brasileira, reduzindo gargalos no transporte e aumentando a competitividade da Cofco em relação às gigantes do setor conhecidas como ABCD: Archer-Daniels-Midland, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus.
No entanto, a trajetória da Cofco também enfrenta desafios. Problemas com integração de aquisições e disputas culturais entre equipes locais e estrangeiras marcaram os primeiros anos de sua expansão global. Ainda assim, a empresa conseguiu se estabilizar e aumentar sua receita anual para quase US$ 100 bilhões, posicionando-se como uma das líderes do mercado.
Relevância para o agro brasileiro
Para o agronegócio brasileiro, a ampliação das operações da Cofco representa uma oportunidade de crescimento e maior inserção no mercado asiático. Além disso, a redução nos custos de transporte e o aumento da capacidade de escoamento podem beneficiar diretamente produtores locais, ampliando a competitividade do Brasil no mercado internacional.
O novo terminal em Santos não apenas consolida a presença da Cofco na América Latina, mas também simboliza o fortalecimento da parceria entre Brasil e China em um momento em que a segurança alimentar global se torna cada vez mais estratégica.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Frigoríficos pressionam mercado, mas pecuaristas seguram boiada e preço do boi gordo resiste
Mesmo diante de tentativas da indústria de derrubar as cotações, oferta restrita de animais prontos para abate e pastagens em boas condições sustentam a estabilidade da arroba do boi gordo em diversas regiões do Brasil.
Agricultores retornam às lavouras sob risco de tiros em região marcada por conflitos no Oriente Médio
Mesmo com lavouras destruídas, falta de insumos e presença militar nas áreas rurais, agricultores voltam ao campo para tentar recuperar a produção de alimentos e garantir sustento às famílias em meio ao conflito
Aberturas de mercado para o Brasil na Nova Zelândia e na Turquia
Com esses anúncios, o agronegócio brasileiro alcança um total de 544 novas aberturas de mercado desde o início de 2023.
Continue Reading Aberturas de mercado para o Brasil na Nova Zelândia e na Turquia
Operação “Dólos” apreende defensivos agrícolas irregulares e deixa R$ 3,2 milhões de prejuízo aos infratores
Ronda Agro CXXIV combate a falsificação de insumos e apreende cerca de 28 toneladas de produtos com indícios de irregularidades.
“Fortalecendo o Trabalho Digno” capacita técnicos da cafeicultura no Espírito Santo
Colaboração público-privada reuniu entidades para orientar técnicos sobre conformidade laboral na atividade cafeeira.
Continue Reading “Fortalecendo o Trabalho Digno” capacita técnicos da cafeicultura no Espírito Santo
Pesquisa da UFSCar registra resistência inédita ao glifosato em plantas invasoras
Estudo identifica pela primeira vez resistência ao herbicida em Solanum americanum, espécie comum em áreas agrícolas.
Continue Reading Pesquisa da UFSCar registra resistência inédita ao glifosato em plantas invasoras





