Evento reúne nomes do agro, da energia e do empreendedorismo para debater estratégias, governança e os rumos do setor, conectando campo e mercado.
A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terá como um de seus eixos centrais debates voltados à estratégia, liderança, governança, economia e política setorial, com foco na visão institucional do agronegócio. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).
Na terça-feira, 24 de fevereiro, no Auditório Frederico Costa, o painel “Produtores em Foco: Experiências que Geram Valor”, vai contar com duas palestras, a partir das 14h. Na primeira, o produtor de algodão e ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Pedro Schenkel, vai abordar o tema “Da semente à camisa”, mostrando a importância da cultura para o Brasil e para os estados produtores e o que ela tem trazido de exemplos para outras plantações.
Conforme Schenkel, a produção sustentável e a responsabilidade social da atividade serão pontos de destaque na palestra. “Agradeço pela oportunidade de mostrar os nossos exemplos e abordar a questão da rastreabilidade, mostrando também o ponto mais alto, que é o produto final dessa cultura que chega para os consumidores”, enfatiza. Dando sequência ao painel, a gerente técnica e engenheira Agrônoma, Fernanda Falcão, da Sementes Falcão/RS, falará sobre “Semente: a pérola do campo”.
Também no dia 24, no mesmo espaço, a partir das 16h, a programação segue com o painel “Alternativas de Diversificação: Novas Fontes de Renda no Campo”. Serão palestrantes Daniela Cardeal, presidente do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS); Luiz Augusto Dumoncel, diretor vice-presidente de Operações (COO) da 3 Tentos; e Tiago Gorski Lacerda, diretor da CB Bioenergia, primeira usina de etanol de trigo do Brasil. Já na Arena da Inovação, às 15h30min, o diretor da Agropecuária Canoa Mirim Lauro Soares Ribeiro vai abordar o tema “A Cidade do Agro”.
No dia 25 de fevereiro, quarta-feira, às 10h, a Arena da Inovação será palco da palestra “Coragem, propósito e inovação: a fórmula da liderança feminina”, com a CEO da Sonata Brasil e educadora Soraia Schutel; a secretária Extraordinária de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Mascarenhas; a Growth Partner/CEO do Grupo Conecta, Luciana Martins; a presidente Estadual do Conselho da Mulher Empreendedora, Simone Leite; e a diretora executiva da ABAG, Gislaine Balbinot.
Já no Auditório Frederico Costa, às 13h45min, será apresentado o case empresarial “Caminhos do Sucesso – 40 anos Argenta”. A palestra do presidente do grupo composto por 14 empresas, sendo em sua maioria dedicadas ao setor de combustíveis e lubrificantes, Neco Argenta, vai contar um pouco da história que começa em 1985 com um pequeno negócio em Flores da Cunha, atendendo principalmente a indústria vitivinícola da Serra Gaúcha. “Nossa trajetória foi construída passo a passo, expandimos além do Rio Grande do Sul e estruturamos uma atuação integrada em toda a cadeia desde a distribuição, do armazenamento até o consumidor final”, explica o empresário.
Em sua palestra na Abertura da Colheita do Arroz, Argenta vai abordar também a evolução e inovação no setor de energia. “O setor de combustíveis e energia vive um período de transformação, e nós estamos preparados para crescer com eficiência, governança e inovação”, destaca, reforçando que “mais do que números, o grupo quer construir algo que faça sentido para as próximas gerações e contribua para o desenvolvimento da nossa região e do país”.
Outros temas também voltados à gestão serão abordados no dia 26, quinta-feira, no Auditório Frederico Costa. Às 14h45min, a presidente da Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato Rural de Alegrete e coordenadora adjunta da Comissão das Mulheres do Agro da Farsul e CNA e associada da Associação De Olho no Material Escolar (DONME), Martha Santos Louzada, vai falar sobre a questão do material escolar; e às 15h, o painel “Desafios e Perspectivas do Agro Brasileiro”, terá como palestrante Antônio Cabrera, presidente do Grupo Cabrera e ex-ministro da Agricultura. Na mesma data, às 10h, na Arena da Inovação, o ex-jogador e palestrante Paulo Cesar Tinga falará sobre “O protagonismo vai além do campo”.
A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 24 a 26 de fevereiro e tem como tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”. O evento é uma realização da Federarroz, com correalização da Embrapa Clima Temperado e do Senar, e patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). As inscrições são gratuitas e estão disponíveis em www.colheitadoarroz.com.br.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.