O decreto da criação da gestão compartilhada da Conab será publicado nos próximos dias pelo Governo Federal, e não deve ser recebido com surpresa.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira o decreto não deve ser motivo de surpresa, e que o Conselho Administrativo da Conab terá representantes indicados pelas duas pastas.
“Nós estamos compartilhando a gestão da Conab, que vai fazer todas as políticas para a agricultura empresarial do Brasil. Eu não vejo razão para susto para qualquer movimentação que não seja de unir”, disse Teixeira.
“No conselho [da Conab], as indicações já serão compartilhadas. Nas diretorias, igualmente. E na política já está sendo compartilhada. Nós estamos trabalhando numa perspectiva de união pra que o campo brasileiro tenha toda a atenção do presidente Lula e do seu governo”, enfatizou.
Para Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, a questão da Conab já está homogenizada.
“Nos próximos dias, já tem um decreto sendo publicado, colocando a Conab na transversalidade. Ela precisa fazer parte da política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mas também tem uma missão de atender o Ministério de Desenvolvimento Agrário e os pequenos produtores. O decreto que vai trazer a possibilidade dos dois ministérios fazerem uso das ferramentas que a Conab tem disponível para atender os proprietários brasileiros, os agricultores brasileiros”, avisou Fávaro.
Ainda de acordo com o ministro da Agricultura, as críticas feitas pelo presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Pedro Lupion, sobre a gestão da Conab e recriação do MDA, são fora de foco. “Há uma estruturação, que talvez alguns não entenderam ainda, para dar mais personalidade às necessidades de governo com foco bem determinado em determinadas áreas, mas com transversalidade e, por isso, nós vamos fazer o melhor, trabalhando em prol do povo brasileiro”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.