Pesquisa divulgada pela Consultoria Michael Page revelou que os profissionais do agro tiveram um aumento salarial em 2022; Dados mostram que 100% dos cargos do setor foram valorizados no ano passado.
Sete em cada dez cargos apresentaram aumento acima da inflação no ano passado, de acordo com pesquisa recente realizada pela consultoria Michael Page — parte do PageGrou. Dentro do Agronegócio, 100% dos cargos mapeados do setor tiveram aumento salarial em 2022, com destaque para os Gerentes de Fazenda. Confira as informações abaixo!
Segundo o Estudo de Remuneração Michael Page 2023, 12 de 15 segmentos (seguros, secretariado, tecnologia da informação, logística, recursos humanos, marketing, jurídico, saúde, financeiro, agro, engenharia e bancário) figuraram entre os contemplados, num período marcado pela leve recuperação da economia e arrefecimento da pandemia.
Conforme ressaltado pela equipe da consultoria, duas funções apresentaram os maiores ganhos salariais no país ao decorrer do ano passado. Ambos os cargos apresentam o mesmo nível de liderança e, além disso, tiveram o mesmo percentual de aumento médio dos vencimentos: gerente de fazenda e gerente de produção, com valorização de 15%.
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou 20 mil profissionais de todo o Brasil em 2022 para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria.
A consultoria procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 903 cargos em 15 setores. Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).
Fator ESG valoriza o mercado de trabalho agro
Diretor da Michael Page, Stepano Dedini destaca que um nicho em específico ajudou a movimentar o mercado de trabalho do agro brasileiro no ano passado. “ESG não é uma pessoa, mas uma cultura organizacional que permeia todas as divisões. Ainda assim, é preciso ter seus responsáveis. Houve uma alta de 50% nas contratações de profissionais.”
“O que está acontecendo agora com ESG é o que aconteceu com as células de inovação criadas há alguns anos” — Stepano Dedini
“São cargos em alta que vão atuar como vetores dessa transformação cultural no curto, médio e longo prazos”, prossegue o executivo. “O que está acontecendo agora com ESG é o que aconteceu com as células de inovação criadas há alguns anos e hoje fazem parte da cultura organizacional”, complementa Dedini.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável. Confira na lista:
Em alta
- Seguros: 100% dos cargos tiveram aumento
- Jurídico: 100% dos cargos tiveram aumento
- Saúde: 100% dos cargos tiveram aumento
- Agro: 100% dos cargos tiveram aumento
- Bancário: 94% dos cargos tiveram aumento
- RH: 86% dos cargos tiveram aumento
- Secretarial: 84% dos cargos tiveram aumento
- Logística: 80% dos cargos tiveram aumento
- Engenharia: 78% dos cargos tiveram aumento
- TI: 68% dos cargos tiveram aumento
- Financeiro: 58% dos cargos tiveram aumento
- Marketing: 48% dos cargos tiveram aumento
Estável
- Imobiliário: 51% dos cargos tiveram aumento
- Varejo: 39% dos cargos tiveram aumento
- Vendas: 38% dos cargos tiveram aumento
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.