Genômica enfoca salmonella em aves brasileiras

Pesquisadores do Quadram Institute, University of East Anglia, UK Health Security Agency, Animal and Plant Health Agency, todos do Reino Unido, e da Universidade de São Paulo, no Brasil, avaliaram como as mudanças na criação de frangos no Brasil mudaram o perfil da bactéria Salmonella encontrada circulando dentro da avicultura. O trabalho de detetive genômico mostrou que, embora isso não represente risco imediato à saúde de países importadores como o Reino Unido, as bactérias eram resistentes a medicamentos antimicrobianos.

O achado ressalta a importância de adotar uma abordagem “Saúde Única” que englobe as conexões entre a saúde das pessoas, animais e meio ambiente, especialmente ao avaliar as cadeias globais de fornecimento de alimentos.

A conclusão mais importante: ao comparar os genomas brasileiros de Heidelberg e Minnesota com outros coletados e depositados em todo o mundo, incluindo o Reino Unido, ficou claro que os tipos brasileiros de Salmonella formavam um subgrupo distinto, separado dos casos humanos. Além disso, a colaboração com a Animal and Plant Health Agency (APHA) mostrou que a Salmonella associada ao Brasil não foi encontrada em frangos do Reino Unido.

O texto acima integra press-release que acaba de ser divulgado pelo Quadram Institute, centro de pesquisa em alimentos e saúde que reúne o Quadram Institute Bioscience (antigo Instituto de Pesquisa de Alimentos), o centro de endoscopia dos Hospitais da Universidade de Norfolk e Norwich e departamentos da Escola de Medicina de Norwich da Universidade de East Anglia e da Faculdade da Ciência. Está localizado nos arredores de Norwich, Inglaterra.

Clique aqui para acessar o inteiro teor do release divulgado. E aqui  para acessar a íntegra do trabalho científico “Dinâmica da Salmonella enterica e resistência antimicrobiana na avicultura brasileira e impactos globais na saúde pública”, publicado no journal PLOS GENETICS.

Fonte: AviSite
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM