Genômica já é critério eliminatório em touros Girolando

Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando faz pré-seleção de Touros Girolando e adota avaliação genômica como critério eliminatório.

Primeira raça nacional leiteira a adotar a genômica em seu programa de melhoramento genético, o Girolando já começa a utilizar efetivamente essa ferramenta em sua prova de seleção de reprodutores. Somente os animais com avaliação genômica poderão participar da 7ª Pré-Seleção de Touros Girolando, cuja inscrição está aberta a partir de hoje (25/07). Como a avaliação genômica é feita a partir do DNA do animal, o criador precisa enviar uma amostra de pelo para a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando até 15 de agosto, último dia da inscrição para a Pré-Seleção. A coleta da amostra pode ser feita pelos técnicos da Girolando ou das empresas CRV Lagoa e Zoetis, que integram o consórcio do Projeto Genoma.

A partir do resultado genômico, será possível identificar os animais positivos para Produção de leite, característica de grande impacto econômico na pecuária leiteira. De acordo com o coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), Marcello Cembranelli, a adoção da genômica levará a uma maior pressão de seleção dos touros. “A genômica abre grandes possibilidades para o melhoramento dos rebanhos, permitindo reduzir, consideravelmente, o tempo e o custo da avaliação do animal em comparação às ferramentas tradicionais”, destaca Cembranelli.

Leia também

Os touros candidatos à Pré-Seleção também precisam ter Registro Genealógico Definitivo e pertencer às composições raciais 5/8 Holandês + 3/8 Gir, 3/4 Holandês + 1/4 Gir ou Puro Sintético da (PS). A prova tem capacidade para até 100 animais e acontecerá a partir de novembro no Centro de Performance Girolando, no campus do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba/MG. Lá, passarão por avaliações reprodutivas, de conformação e temperamento. O resultado será divulgado em maio de 2019. Os touros aprovados participarão do Teste de Progênie Girolando. A raça já conta em seu Sumário de Touros com 127 animais avaliados, sendo que 27 novos exemplares foram incorporados à publicação de 2018, lançada em junho, durante a Megaleite. O Sumário é elaborado em conjunto com a Embrapa Gado de Leite.

A Girolando é a raça leiteira que mais cresce na produção de sêmen no Brasil chegando à marca de 579.438 doses produzidas no ano de 2017, o que representa um aumento de mais que 8% em relação ao ano de 2016.

TOP Melhores Touros Girolando da atualidade

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM