Por um lado, o fenômeno climático pode contribuir para a implantação da cultura, mas, por outro, pode ser prejudicial às lavouras que estão em fases reprodutivas, tendo em vista que pode afetar o florescimento e a formação de grãos.
Geadas ocorridas no Sul do País, sobretudo no Paraná, vêm deixando triticultores em alerta. Segundo pesquisadores do Cepea, por um lado, o fenômeno climático pode contribuir para a implantação da cultura, mas, por outro, pode ser prejudicial às lavouras que estão em fases reprodutivas, tendo em vista que pode afetar o florescimento e a formação de grãos – por enquanto, ainda não há dados oficiais quanto a impactos negativos.
No Paraná, a maior parte das lavouras está em fase de floração e de frutificação, com cerca de 28% em maturação, segundo informações da Seab/Deral.
No Rio Grande do Sul, 83% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo; e 17%; em floração, conforme dados da Emater. E
m Santa Catarina, a semeadura foi finalizada, e 97% das lavouras estão em condições boas.
Fonte: Assessoria Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Agricultor produz 244,67 scs/ha de soja e quebra o próprio recorde de produtividade
- Com maior rebanho do país, ele é o ‘Rei do Gado’
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.