Uma massa de ar polar vai reduzir as temperaturas em diversas regiões do país, e o final de semana promete ser bastante frio.
Uma frente fria está prevista para modificar o clima nas regiões Sul, Sudeste e em partes do Centro-Oeste ao longo desta semana. Espera-se que os próximos dias tragam um aumento no frio e a ocorrência de geadas em algumas localidades. No entanto, o impacto sobre as áreas de cultivo de café deve ser mínimo, uma vez que as temperaturas mínimas não deverão cair abaixo de 2ºC a 3ºC, condição essencial para que se formem geadas.
“Entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, as geadas poderão afetar principalmente as áreas elevadas e turísticas, como a Serra da Mantiqueira. Embora o frio seja intenso e haja uma mudança brusca nas temperaturas, por ora, não há grandes riscos para as plantações de café. Para que as geadas tenham um impacto significativo nos cafezais, é necessário que o sistema climático seja mais severo. Além disso, o frio previsto deve ser de curta duração.”
De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, a previsão é que o calor retorne na semana seguinte. A formação de um ciclone extratropical na costa da Argentina e do Uruguai dará origem a uma frente fria que avançará pelas regiões Sul, Sudeste e partes de Mato Grosso do Sul. Esta frente fria causará chuvas nessas áreas, com início previsto para terça-feira, 06, ou quarta-feira, 07, no Rio Grande do Sul, e se estenderá até sexta-feira, 09, em São Paulo.
Após esse período, a queda nas temperaturas será provocada por uma massa de ar polar, que poderá fazer com que os termômetros marquem entre 6ºC e 7ºC no domingo, 11. No entanto, esse frio deve ser breve, com duração de apenas alguns dias.
Até quarta-feira, 07, o interior de São Paulo, o Triângulo Mineiro e o Mato Grosso do Sul devem manter temperaturas elevadas, com máximas variando entre 33ºC e 34ºC. No entanto, mudanças no clima são esperadas para essas regiões a partir de quinta-feira, 08.
No extremo norte do país, especialmente no norte dos estados do Amazonas e de Roraima, podem ocorrer chuvas isoladas na quarta-feira, 07, e na quinta-feira, 08, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No centro do Brasil, a tendência é de continuidade do calor. Estados como Mato Grosso, Goiás, Bahia, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e o norte de Minas Gerais devem enfrentar temperaturas elevadas até o final da semana. Em Juara (MT), por exemplo, a máxima pode atingir 39ºC na sexta-feira, 09.
Além disso, a umidade relativa do ar permanece baixa nesta região, o que aumenta o estresse hídrico nas lavouras e demanda maior cuidado com a hidratação de pessoas e animais.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Conheça o Akaushi: Raça japonesa que produz carne premium
- Fazenda Galopeira de Chitãozinho impressiona por criação de Nelore; Vídeo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.