
Uma portaria nesse sentido foi publicada nesta segunda-feira, 18, pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Confira!
Cerca de 197 mil agricultores familiares vão receber pagamento do Garantia-Safra referente à safra 2019/20, em parcela única de R $ 850 em 249 municípios, em oito Estados. Portaria nesse sentido foi publicada nesta segunda-feira, 18, pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
Neste mês, recebimento do pagamento agricultores de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. O montante autorizado a mais de R $ 168 milhões.
Conforme comunicado do ministério, a medida, em caráter excepcional e antecipada, ocorre por causa da pandemia de covid-19.
O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que vivem em regiões sistematicamente com estiagem ou enchente levando à perda da safra.
- Estrelas do Nelore indiano se preparam para competição de puxar pedras
- Rui Costa descarta “medida excepcional” para impulsionar economia
- QIMA expande presença no agronegócio brasileiro com aquisição da Recaldes Rastreabilidade
- Pecuaristas investem mais em genética, e inseminação artificial cresce 4% em 2024
- Ministério institui programa de estradas rurais para abrir 10 mil km por ano
Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando perder a produção em seus municípios igual ou superior a 50%.
O Garantia-Safra é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais. O governo saliente que, com a disponibilização do serviço “Solicitar Requerimento de Defesa após Bloqueio do Benefício Garantia-Safra”, na plataforma gov.br, os agricultores que tiveram a concessão do benefício bloqueado nos municípios autorizados a efetuar o pagamento em janeiro deste ano, devem cumprir as orientações dispostas na Portaria Nº 25, de 8 de julho de 2020 para regularização do benefício.
Fonte: Estadão Conteúdo