Após pedido da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), MAPA prorroga validade de Registro Genealógico de Nascimento para RGD
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acolheu o pedido da ABCZ e concedeu novo prazo para os animais com Registros Genealógicos de Nascimento com validade vencida obterem Registros Genealógicos Definitivos. A decisão leva em consideração o cenário de pandemia e é ampla e irrestrita para todo animal, sendo a data final 30/12/2022 estabelecida em caráter não prorrogável.
“É importante que os criadores revisem seus planteis e verifiquem se há animais nessas condições para não perder essa última oportunidade”, alerta o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.
Essa foi a segunda vez que novo prazo foi estabelecido a pedido da ABCZ, sendo a primeira em setembro de 2020. “O MAPA, mais uma vez, mostrou sensatez na decisão, evitando que animais perdessem sua condição de genética pura por uma questão alheia a vontade do criador, já que a pandemia dificultou os processos”, destacou o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
Sobre os prazos. Em 2016, o MAPA determinou que os Registros Genealógicos de Nascimento de todas as raças tivessem um prazo de validade para que fossem convertidos em Registros Genealógicos Definitivos.
A ABCZ, como entidade delegada do MAPA para execução do registro, teve que se adequar às novas regras federais e estabeleceu prazos, contados a partir da data de suas respectivas emissões:
- a – Para o Registro Genealógico de Nascimento de machos, é de 04 (quatro) anos;
- b – Para o Registro Genealógico de Nascimento de fêmeas, é de 06 (seis) anos.
Já para os certificados emitidos anteriormente a 30/09/2017, naquela época, foi concedido um prazo de até 3 (três) anos para adequação às regras.
O que é Registro Genealógico Definitivo?
Para o animal ser registrado na ABCZ, ele recebe inicialmente o caranguejo na face esquerda, que é o controle, o registro genealógico de nascimento, que os técnicos de campo fazem nos animais até a desmama. Depois, numa avaliação final, após um ano de idade, esses animais são vistoriados para verificar se eles apresentam as características pertinentes ao padrão de cada raça zebuína e ele recebe o registro genealógico definitivo. E aí ele recebe a marca do caranguejo na perna direita.
O caranguejo na perna direita é a garantia do registro do animal. Caso um animal tenha somente a série e número na perna direita, ele não possui o registro genealógico definitivo da ABCZ. A entidade também tem o aplicativo para fazer consultas online. A ABCZ possui o ABCZ Mobile, que é disponibilizado gratuitamente para os smartphones, e também no ABCZ.org.br. Nestes dispositivos, o colocando a série, que é a letra do animal e número, se ele for registrado e faça parte do registro da ABCZ, vai aparecer a situação dele.