Pequenos pecuaristas recebem gado apreendido no Pará

Pequenos pecuaristas são beneficiados com doação de gado; um total de 209 cabeças de gado foi apreendido durante operação envolvendo vários órgãos na Serra do Cachimbo

Um grupo de pequenos pecuaristas, com 24 famílias, foi beneficiado com a doação de gado bovino feita pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) por meio do Escritório Local do município de Placas.

O gado foi apreendido na Serra do Cachimbo, no município de Rurópolis, numa ação em conjunto com o Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

A operação é resultado de mais de 500 embargos remotos feitos pelo ICMBio, que usa imagens de satélite de alta resolução para identificar as áreas desmatadas. Agentes do instituto, de Adepará e da Força Nacional seguem o rastro de cerca 100 mil bois criados ilegalmente na Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, no sudoeste do Pará. Mas no caminho dos fiscais estão pontes quebradas e incendiadas por bandidos que querem dificultar a retirada do rebanho da unidade de conservação federal.

Ao todo, 209 cabeças de gado, a maioria da raça nelore, foram entregues para produtores iniciantes que têm no máximo 10 cabeças de gado. Cada produtor recebeu em média de 7 a 9 cabeças de gado.

Os animais no ponto de abate foram destinados a outros órgãos públicos, já o gado que não estava no ponto de abate, como a vaca parida, o gado mais magro e os bezerros foram destinados a Emater para serem doados.

Pequenos pecuaristas são beneficiados pela Emater com doação de gado
Foto: Emater

“É a terceira ação desenvolvida neste sentido desde 2022. Que bom que esta ação de apreensão pode ser convertida em doação para ajudar esses pequenos produtores”, disse o chefe do Escritório Local de Placas, Edimilson Matos.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM