Gadão Nelore precoce é destaque em etapa de concurso em São Paulo

Circuito Nelore de Qualidade: 1.165 animais foram avaliados na 14ª etapa realizada em Lins (SP); mais de 80% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes, 2 anos de idade e 100% com cobertura mediana ou uniforme

A 14ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, ocorreu no último dia 17 de setembro, no frigorífico Friboi, na cidade de Lins (SP). Foram avaliados 1.165 animais de dez pecuaristas nessa etapa que é resultado de colaboração entre a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN) e a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), que criou a iniciativa. A organização teve suporte da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Friboi.

Ao todo, foram avaliados 1.120 machos não castrados, todos terminados em confinamento, sendo 88% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 64% com cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 22 arrobas.

Entre as fêmeas, 45 foram avaliadas, todas terminadas em confinamento. 80% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes, com cerca de 2 anos de idade e 100% com cobertura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 18,5 arrobas.

Estes índices demonstram que a etapa se destacou pela participação de machos e fêmeas jovens e pesados, e a totalidade das fêmeas com cobertura de gordura muito boa.

Os melhores lotes de machos e fêmeas da etapa recebem troféus e premiações em produtos da Matsuda. Os vencedores dos campeonatos nacionais do Circuito Nelore de Qualidade serão anunciados na Nelore Fest, o “Oscar da Pecuária”, que acontecerá em 7 de dezembro de 2024, em São Paulo. Nesse evento, também serão conhecidos os campeões das etapas internacionais, contabilizadas separadamente. 

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Os ganhadores do Melhor Lote de Carcaças de Machos foram: Paschoal José Pontieri, da Fazenda São Camilo (Itápolis/SP) que conquistou a Medalha de Ouro. Roberto de Biasi, da Fazenda Três Pontes (Novo Horizonte/SP) ganhou a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze, ficou com Agropecuária Pau D’Alho Ltda., da Fazenda Reunidas São Judas Tadeu (Presidente Venceslau/SP).

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

A Agropecuária São Pedro da Mantiqueira, da Fazenda Mantiqueira (Pindamonhangaba/SP), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas.

Realizado desde 1999, o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo está na 26ª edição e já tem 30 etapas nacionais confirmadas: a jornada começará em 27 de junho, em Araguaína (TO), e será concluída em Campo Grande (MS), em 28 de novembro.

“Os abates técnicos têm o objetivo de mapear o desempenho produtivo da raça Nelore em todo o país, orientando os pecuaristas sobre parâmetros para obter liquidez de mercado e produzir carne de qualidade. Com isso, criamos um sistema em que todos ganham: os criadores, a economia e a população, que tem à disposição uma proteína animal de sabor diferenciado e alto valor nutricional”, afirma, em nota, o presidente da ACNB, Victor Paulo Silva Miranda.

O Circuito Nelore de Qualidade 2024 tem, mais uma vez, apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do dos frigoríficos Friboi, Frisa, Fribal e Masterboi – estes sediarão as etapas em unidades espalhadas pelo país.

Além disso, as associações regionais conveniadas à ACNB também contribuem para organizar, em suas áreas de atuação, as etapas do circuito que até o ano passado avaliaram de mais de 235 mil animais.

Os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade são anunciados na Nelore Fest, o “Oscar da Pecuária”, que acontecerá em dezembro de 2024, em São Paulo.

Nesse evento, também são conhecidos os campeões das etapas internacionais, contabilizadas separadamente. Até o momento, foi realizada uma etapa na Bolívia e outra está marcada para 17 a 19 de junho, em Santa Cruz de La Sierra. O Paraguai também receberá a jornada de abates técnicos, em 4 de setembro.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM