Fundo imobiliário BTRA11 desfaz acordo com devedores e toma fazendas no MT

Essa não foi a primeira vez que o FII teve problemas com locatários: a inadimplência do Grupo JR, outra fazenda no MT, também penalizou os dividendos do fundo.

O fundo imobiliário BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11) fechou um acordo para desfazer o contrato com a família Bergamasco para retomar a posse dos Imóveis 3 irmãos. O distrato acontece menos de um mês após a ex-locatária das fazendas dar um calote que afetou os cálculos de dividendos do FII.

Em comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (14), o BTRA11 diz que as fazendas localizadas no Município de Tapurah, no Mato Grosso, já estão desocupadas “e, portanto, prontas para serem reposicionadas comercialmente”. 

A administração ainda informa que está em tratativas comerciais para aluguel ou vendas dos imóveis. 

Histórico com o fundo

Essa não foi a primeira vez que o BTRA11 teve problemas com locatários. A inadimplência do Grupo JR, outra fazenda de grãos no Mato Grosso, também penalizou os dividendos do FII.

Por volta das 14h28 de hoje, o BTRA11 era negociado a R$ 76,81, o que representa uma alta de 0,97% em relação à abertura. No mesmo horário, o IFIX, índice de fundos imobiliários da B3, recuava 0,15%, aos 3.216 pontos.

Fiagros sofrem com inadimplência

O fundo do BTG não foi o único fundo a ter problemas com a família Bergamasco.

No início do mês, o fundos de investimento em cadeias agroindustriais (Fiagro) Galapagos Recebíveis do Agronegócio (GCRA11) informou que títulos de dívida da Agropecuária Três Irmãos Bergamasco estavam parcialmente inadimplentes. 

Na ocasião, a Galapagos, gestora do GCRA11 destacou que os tomadores dos Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em questão não fazem parte do grupo que deu o calote no BTRA11.

Mas a gestora confirmou que trata-se de membros da mesma família: a Agropecuária foi fundada pelos irmãos Valter, Luiz e José Osmar Bergamasco.

Fonte: Seu Dinheiro

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM