Fundador do MST afirma que Governo Lula não avançou na reforma agrária

João Pedro Stedile avaliou a política de democratização de terra do governo federal com nota 3

João Pedro Stedile, fundador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), criticou duramente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à reforma agrária. Em entrevista ao portal O Joio e o Trigo em 6 de junho, Stedile lamentou a inércia do governo, afirmando que “não está fazendo nada na reforma agrária”. Ele destacou que, após um ano e meio de mandato, não houve avanços significativos em questões como desapropriação de terras e crédito para assentados. Além disso, criticou a estagnação do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), chamando-o de essencial para garantir o acesso dos jovens camponeses à universidade.

O MST, que apoiou Lula nas eleições de 2022, agora avalia a política de democratização de terra do governo federal com uma nota baixa, dando um três numa escala de zero a dez. Apesar das críticas, Stedile afirmou que continuará a apoiar o presidente contra seus adversários políticos.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) mostrou seu apoio à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. No entanto, após quatorze meses do início do terceiro mandato de Lula, o líder do movimento concedeu uma nota baixa, um três, à política de democratização de terras do governo federal.

João Pedro Stedile, fundador do MST, declarou que continuará a proteger Lula dos seus “inimigos”, que incluem multinacionais, o capital financeiro e os latifundiários. Ele expressou sua insatisfação geral com o governo, afirmando que este não corresponde às expectativas da classe trabalhadora.

Stedile também criticou a falta de consciência do governo em relação às diferenças entre agricultura familiar e agronegócio. Ele mencionou sua frustração ao ouvir ministros negarem a incompatibilidade entre os dois setores, especialmente quando o agronegócio utiliza agrotóxicos, o que pode prejudicar a biodiversidade e os pequenos produtores que optam por métodos mais sustentáveis.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM