Funcionários perdem a vida durante limpeza de tanque usado para transporte de sangue bovino

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu um inquérito civil para investigar as circunstâncias das mortes


No último domingo (19), dois funcionários perderam a vida enquanto realizavam a limpeza de um tanque de caminhão que transportava sangue bovino na cidade de Teodoro Sampaio, localizada na região central da Bahia. O acidente ocorreu nas dependências da empresa Bahia Rendering, no bairro Lustosa, e está sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia.

As vítimas foram identificadas como Ednaldo de Jesus Xavier, de 46 anos, e José Ginaldo da Cruz, de 45 anos. Segundo informações iniciais, ambos desmaiaram durante o trabalho devido ao intenso odor do sangue bovino. Eles ficaram desacordados e, mesmo após o resgate feito pelo Corpo de Bombeiros e os primeiros socorros prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), não conseguiram resistir e faleceram ao serem levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Bahia Rendering, conforme detalhado em seu site, é uma empresa especializada no reaproveitamento de resíduos da produção pecuária, transformando subprodutos não utilizados por abatedouros e açougues em ração animal e produtos de higiene e limpeza. A empresa, recentemente, foi mencionada em um comentário feito em sua página do Google Maps, no qual um morador da região relatou o forte mau cheiro que, segundo ele, era perceptível até a 30 km de distância da sede da companhia, na zona rural de Pedrão. O comentário questionava a fiscalização do odor e sugeria que órgãos como o INEMA, SEMA ou a VISA tomassem providências.

Em resposta ao ocorrido, o MPT iniciou um inquérito civil para apurar as causas do acidente e as circunstâncias que levaram às mortes. O Ministério Público contará com a colaboração de vários órgãos envolvidos na investigação, como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico-Legal (IML) e a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), que é responsável pela fiscalização das condições de segurança e saúde no trabalho. Quando se trata de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícias para garantir que as normas regulamentadoras de segurança sejam devidamente cumpridas.

A empresa Bahia Rendering, por meio de sua parceira, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), se pronunciou informando que, por respeito ao andamento da investigação, não emitirá um parecer oficial até que todos os fatos sejam apurados. No entanto, a nota da empresa expressa profundo pesar pela morte dos trabalhadores e solidariedade às famílias enlutadas. A Bahia Rendering também informou que iniciou um procedimento interno para apurar os detalhes do incidente e que está prestando assistência às famílias das vítimas.

Leia a nota na íntegra:

A unidade Bahia Rendering lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido na manhã do último domingo, que resultou no falecimento de dois de nossos colaboradores.

Neste momento de dor, nossa prioridade é oferecer todo o suporte necessário as famílias e amigos das vítimas, prestando assistência integral e solidária.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos colaboradores. Além de colaborar plenamente com as autoridades para que as investigações sejam conduzidas de forma rápida e transparente, a unidade Bahia Rendering instaurou um procedimento interno rigoroso para apurar as circunstâncias do ocorrido. Essa medida tem como objetivo esclarecer os fatos e reforçar a adoção de ações preventivas em nossas operações.

Desde o momento do incidente, todas as providências cabíveis foram imediatamente tomadas, e seguimos empenhados em garantir que situações como essa sejam minuciosamente avaliadas para evitar que se repitam.

A unidade Bahia Rendering está à disposição para quaisquer esclarecimentos

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.


Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM