Alguns modelos apontam uma previsão de neve de chuva congelada de forma mais ampla, com possibilidade de pegar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e uma pequena chance de pegar em áreas da Campanha gaúcha
O ar frio de origem polar que vai começar a avançar pelo país a partir deste sábado (06) vai ganhar um novo reforço a partir do dia 12 de julho, próxima sexta-feira. Ar frio sem umidade, é geada; com umidade: neve e chuva congelada. É justamente isso que alguns modelos meteorológicos vêm apontando entre os dias 12 e 13 de julho.
Alguns modelos apontam uma previsão de neve de chuva congelada de forma mais ampla, com possibilidade de pegar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e uma pequena chance de pegar em áreas da Campanha gaúcha
Confira a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil neste final de semana:
Sábado
Sul
No Rio Grande do Sul, o sábado será marcado por muitas nuvens e chuvas, especialmente na região central e na área Metropolitana de Porto Alegre. Santa Catarina também terá tempo instável, com chuvas no centro-leste, nordeste e sudeste do estado, sendo mais intensas no extremo sudeste. Em Curitiba e no litoral do Paraná, há possibilidade de chuviscos ao longo do dia, enquanto as outras áreas do estado terão variação de nebulosidade, mas sem previsão de chuva.
Sudeste
A chuva será mais frequente no nordeste do Espírito Santo e de Minas Gerais. Nas demais áreas desses estados, o tempo permanecerá firme e ensolarado. O sol também predominará no Rio de Janeiro e na maior parte de São Paulo. No litoral paulista, o dia começará com nuvens, mas há previsão de chuviscos apenas no extremo sudeste do estado.
Centro-Oeste
As temperaturas vão cair no Mato Grosso do Sul e no extremo sudoeste do Mato Grosso, com aumento da nebulosidade nessas regiões devido à circulação dos ventos. No entanto, não há previsão de chuva. Nas outras áreas do Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, o dia será ensolarado e sem chuva.
Nordeste
No interior do Nordeste, o tempo segue firme. Chove de forma isolada e passageira no norte do Maranhão, Piauí, noroeste e áreas centrais do Ceará, interior do Rio Grande do Norte e Paraíba, e nas áreas centrais de Pernambuco, oeste de Alagoas e Sergipe, além de algumas partes do leste da Bahia. Próximo ao litoral baiano, desde Ilhéus até Salvador, no leste de Sergipe até o litoral do Rio Grande do Norte, e em Fortaleza (Ceará), a chuva será mais intensa e frequente.
Norte
O sol predomina no Tocantins, no centro-sul do Pará, no extremo sudeste do Amazonas e na maior parte de Rondônia. A exceção é o nordeste de Rondônia, onde podem ocorrer pancadas de chuva ao final do dia. Nas outras áreas do Norte, também chove, com maior intensidade no noroeste e oeste do Amazonas e no centro-norte de Roraima, onde há previsão de temporais a qualquer momento do dia.
Domingo
Sul
Haverá geada no oeste do Rio Grande do Sul, na região central e na campanha gaúcha. O tempo permanecerá estável no litoral sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nas Missões Gaúchas e no norte do Paraná. Entretanto, nas demais áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná, assim como em Santa Catarina, o tempo será instável com previsão de chuva ao longo do dia. Temporais são esperados em praticamente todas as áreas de Santa Catarina e no oeste, sul e leste do Paraná, com especial destaque para o nordeste catarinense, onde a chuva pode ser ainda mais intensa.
Sudeste
No litoral de São Paulo, pode chover a qualquer momento, mas o sol também aparecerá em alguns períodos. Na capital paulista, o dia começará com nebulosidade, mas sem previsão de chuva. Chove de forma isolada e passageira no nordeste do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas de Minas Gerais e São Paulo, bem como em todo o estado do Rio de Janeiro, o tempo seguirá firme e ensolarado.
Centro-Oeste
As temperaturas vão cair no Mato Grosso do Sul e no extremo sudoeste do Mato Grosso, com a circulação dos ventos contribuindo para o aumento da nebulosidade nessas áreas. No entanto, não há previsão de chuva. Nas demais regiões do Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, o dia será ensolarado e seco.
Nordeste
No interior do Nordeste, o tempo seguirá firme. Chove de forma isolada e passageira no norte do Maranhão, Piauí, noroeste e áreas centrais do Ceará, interior do Rio Grande do Norte e Paraíba, assim como nas áreas centrais de Pernambuco, oeste de Alagoas e Sergipe e em partes do leste da Bahia. Próximo ao litoral baiano, desde Ilhéus até Salvador, no leste de Sergipe até o litoral do Rio Grande do Norte e também em Fortaleza (Ceará), a chuva será mais intensa e frequente.
Norte
O tempo será firme no Tocantins, sul do Pará, extremo sudeste do Amazonas e nordeste de Rondônia, assim como nas áreas centrais, leste e sul do estado. Apenas o extremo norte e noroeste de Rondônia terão pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. Nas demais áreas do Norte, haverá pancadas de chuva, especialmente no noroeste, oeste e sudoeste do Amazonas, oeste do Acre e litoral do Amapá, onde são esperados fortes temporais.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Paint Horse, o cavalo dos cowboys do oeste americano
- ‘Raríssimo’: égua dá à luz a potro e burro ao mesmo tempo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.