Frio intenso e possibilidade de neve, veja o que esperar para o fim de semana

Alguns modelos apontam uma previsão de neve de chuva congelada de forma mais ampla, com possibilidade de pegar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e uma pequena chance de pegar em áreas da Campanha gaúcha

O ar frio de origem polar que vai começar a avançar pelo país a partir deste sábado (06) vai ganhar um novo reforço a partir do dia 12 de julho, próxima sexta-feira. Ar frio sem umidade, é geada; com umidade: neve e chuva congelada. É justamente isso que alguns modelos meteorológicos vêm apontando entre os dias 12 e 13 de julho.

Alguns modelos apontam uma previsão de neve de chuva congelada de forma mais ampla, com possibilidade de pegar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e uma pequena chance de pegar em áreas da Campanha gaúcha

Confira a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil neste final de semana:

Sábado

Sul

No Rio Grande do Sul, o sábado será marcado por muitas nuvens e chuvas, especialmente na região central e na área Metropolitana de Porto Alegre. Santa Catarina também terá tempo instável, com chuvas no centro-leste, nordeste e sudeste do estado, sendo mais intensas no extremo sudeste. Em Curitiba e no litoral do Paraná, há possibilidade de chuviscos ao longo do dia, enquanto as outras áreas do estado terão variação de nebulosidade, mas sem previsão de chuva.

Sudeste

A chuva será mais frequente no nordeste do Espírito Santo e de Minas Gerais. Nas demais áreas desses estados, o tempo permanecerá firme e ensolarado. O sol também predominará no Rio de Janeiro e na maior parte de São Paulo. No litoral paulista, o dia começará com nuvens, mas há previsão de chuviscos apenas no extremo sudeste do estado.

Centro-Oeste

As temperaturas vão cair no Mato Grosso do Sul e no extremo sudoeste do Mato Grosso, com aumento da nebulosidade nessas regiões devido à circulação dos ventos. No entanto, não há previsão de chuva. Nas outras áreas do Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, o dia será ensolarado e sem chuva.

Nordeste

No interior do Nordeste, o tempo segue firme. Chove de forma isolada e passageira no norte do Maranhão, Piauí, noroeste e áreas centrais do Ceará, interior do Rio Grande do Norte e Paraíba, e nas áreas centrais de Pernambuco, oeste de Alagoas e Sergipe, além de algumas partes do leste da Bahia. Próximo ao litoral baiano, desde Ilhéus até Salvador, no leste de Sergipe até o litoral do Rio Grande do Norte, e em Fortaleza (Ceará), a chuva será mais intensa e frequente.

Norte

O sol predomina no Tocantins, no centro-sul do Pará, no extremo sudeste do Amazonas e na maior parte de Rondônia. A exceção é o nordeste de Rondônia, onde podem ocorrer pancadas de chuva ao final do dia. Nas outras áreas do Norte, também chove, com maior intensidade no noroeste e oeste do Amazonas e no centro-norte de Roraima, onde há previsão de temporais a qualquer momento do dia.

Domingo

Sul

Haverá geada no oeste do Rio Grande do Sul, na região central e na campanha gaúcha. O tempo permanecerá estável no litoral sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nas Missões Gaúchas e no norte do Paraná. Entretanto, nas demais áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná, assim como em Santa Catarina, o tempo será instável com previsão de chuva ao longo do dia. Temporais são esperados em praticamente todas as áreas de Santa Catarina e no oeste, sul e leste do Paraná, com especial destaque para o nordeste catarinense, onde a chuva pode ser ainda mais intensa.

Sudeste

No litoral de São Paulo, pode chover a qualquer momento, mas o sol também aparecerá em alguns períodos. Na capital paulista, o dia começará com nebulosidade, mas sem previsão de chuva. Chove de forma isolada e passageira no nordeste do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas de Minas Gerais e São Paulo, bem como em todo o estado do Rio de Janeiro, o tempo seguirá firme e ensolarado.

Centro-Oeste

As temperaturas vão cair no Mato Grosso do Sul e no extremo sudoeste do Mato Grosso, com a circulação dos ventos contribuindo para o aumento da nebulosidade nessas áreas. No entanto, não há previsão de chuva. Nas demais regiões do Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, o dia será ensolarado e seco.

Nordeste

No interior do Nordeste, o tempo seguirá firme. Chove de forma isolada e passageira no norte do Maranhão, Piauí, noroeste e áreas centrais do Ceará, interior do Rio Grande do Norte e Paraíba, assim como nas áreas centrais de Pernambuco, oeste de Alagoas e Sergipe e em partes do leste da Bahia. Próximo ao litoral baiano, desde Ilhéus até Salvador, no leste de Sergipe até o litoral do Rio Grande do Norte e também em Fortaleza (Ceará), a chuva será mais intensa e frequente.

Norte

O tempo será firme no Tocantins, sul do Pará, extremo sudeste do Amazonas e nordeste de Rondônia, assim como nas áreas centrais, leste e sul do estado. Apenas o extremo norte e noroeste de Rondônia terão pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. Nas demais áreas do Norte, haverá pancadas de chuva, especialmente no noroeste, oeste e sudoeste do Amazonas, oeste do Acre e litoral do Amapá, onde são esperados fortes temporais.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM