Em respeito ao direito de resposta: Rio Beef se pronuncia sobre processo judicial com esclarecimentos assinados por Antônio Carlos Faitaroni
Após publicação do conteúdo envolvendo processo judicial da empresa, o Frigorífico Rio Machado Indústria e Comércio de Carnes S/A – Rio Beef, solicitou o seu respectivo direito de resposta e, pautado pela lei, o Compre Rural divulga abaixo as informações disponibilizadas pela diretoria da empresa, em que assina o Antônio Carlos Faitaroni.
O Frigorífico Rio Machado Indústria e Comércio de Carnes S/A – Rio Beef, já qualificado no cabeçalho e rodapé do presente documento (em anexo ao final do conteúdo), emitiu o respectivo direito de resposta em relação a matéria divulgada na tarde de ontem, através do link: https://www.comprerural.com/frigorifico-afundado-em-dividas-de-r-1155-milhoes-enfrenta-crise-dramatica/
Consoante as razões abaixo:
PRIMEIRO: O Frigorífico vem passando por uma grande reestruturação interna desde que judicializou o processo de recuperação judicial, saindo da parte comercial, e atuando tão somente na industrialização de bovinos em favor de outra rede de frigoríficos, sendo que desde o início do presente ano focou em habilitar-se a exportação de carnes ao mercado Chinês, tendo logrado êxito neste sentido, o que foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA em 12/03/24;
SEGUNDO: Após a respectiva habilitação o Frigorífico Rio Beef renegociou o contrato de prestação de serviços de abate com a rede de frigoríficos para a qual presta serviços, conseguindo assim a majoração do valor unitário de abate, e desde o mês de julho iniciou um ritmo forte de pagamento aos credores extraconcursais, reduzindo assim seu passivo frente aos produtores, o que vem ocorrendo mês a mês, desde julho/24.
TERCEIRO: Neste intervalo o ARRENDADOR da planta frigorífica em que atua, após tomar conhecimento da renegociação de valores de prestação de serviços de abate pleiteou verbalmente a majoração do contrato de arrendamento/locação.
Porém em um valor absurdamente vultuoso, que afetaria drasticamente a capacidade de quitação do passivo do frigorífico frente a seus reais credores(pecuaristas), o que foi sabiamente rejeitado pela Diretoria do Rio Beef. Ademais é certo que aludida ação não teve nenhuma liminar deferida, os alugueis estão rigorasamente em dia, onde o ARRENDADOR inclusive tem contrato assinado na qualidade de anuente junto ao contrato de prestação de serviços de abate para com a rede de frigoríficos citada, ou seja, não existe possibilidade jurídica de sucesso da referida ação, até porque se não houver causa para a rescisão o contrato que o Rio Beef tem para com o ARRENDADOR segue seu curso normal, pelo que acredita-se, sem sombra de dúvidas que aludida ação será julgada improcedente.
QUARTO: Quanto as irregularidades apontadas pelo Administrador Judicial no processo de Recuperação Judicial, que não se confunde com fraude ou má gestão, pois são situações totalmente diferentes, onde a primeira é passível de justificativa e regularização e a segunda corresponde a tipificação de crime. No caso foi apontado tão somente uma irregularidade onde o Juiz da Recuperação Judicial inclusive intimou o Frigorífico Rio Beef a prestar esclarecimentos, onde o mesmo narrou que se trata tais pagamentos da remuneração do Sr. Eduardo de Almeida Ferreira, que atua junto ao Frigorífico Rio Beef na qualidade de funcionário, ou seja, o custo/pagamentos foram devidamente justificados como remuneração/salário.
FINALMENTE cumpre esclarecer que o Frigorífico Rio Beef apresentou um novo plano de recuperação judicial aos seus credores, grande parte pecuaristas, cuja assembléia geral foi designada para os dias 31/10/24 e 07/11/24, acreditando fielmente que considerando os últimos acontecimentos envolvendo o frigorífico, principalmente pelo retorno de sua liquides e comprovação de efetivo pagamento de suas dívidas que vem sendo honradas nos últimos meses, tem fé que os credores aprovarão o novo plano e a empresa honrará seus compromissos financeiros frente a seus credores.
É o que tínhamos a esclarecer.
Atenciosamente
Diretoria do Frigorífico Rio Beef
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.