Nesta terça-feira (3), a influência de uma frente fria é especialmente notável nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, enquanto chuvas se espalham para diversas áreas do território nacional. Veja os detalhes da previsão do tempo
O mês de dezembro inicia com um padrão climático marcado por altos índices de umidade em grande parte do Brasil. Nesta terça-feira (3), a influência de uma frente fria é especialmente notável nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, enquanto chuvas se espalham para diversas áreas do território nacional. Veja os detalhes da previsão do tempo:
Região Sul
No Paraná, o dia será de nebulosidade intensa, com chuvas ao longo do dia e possibilidade de temporais, principalmente na porção norte do estado. A região leste também estará sob influência de ventos marítimos que intensificam a ocorrência de chuvas. Em Santa Catarina, as precipitações serão mais espaçadas e localizadas, enquanto o Rio Grande do Sul se destaca pelo tempo firme e estável.
Região Sudeste
A frente fria permanece ativa ao longo do litoral sudestino, trazendo consigo um fluxo de umidade proveniente da Amazônia. Chuva persistente e condições para temporais são esperadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As temperaturas serão mais amenas na faixa leste de São Paulo, no sul de Minas e em parte do Rio de Janeiro, devido à presença de uma massa de ar polar que acompanha a frente fria.
Região Centro-Oeste
A umidade segue intensa na região central do país, promovendo chuvas fortes e tempestades em áreas como Mato Grosso, Goiás e no norte e leste de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, o extremo oeste sul-matogrossense experimentará um clima mais seco, embora com alguma nebulosidade. As altas temperaturas manterão a sensação de abafamento em todos os estados.
Região Nordeste
O Maranhão, o centro-sul do Piauí e o oeste da Bahia enfrentam chuvas frequentes ao longo do dia. Enquanto isso, pancadas localizadas, acompanhadas de trovoadas, podem ocorrer no norte do Piauí e no centro-norte do Ceará. O leste da região, de Sergipe ao Rio Grande do Norte, terá precipitações espaçadas, enquanto o centro-leste da Bahia apresentará condições predominantemente secas.
Região Norte
A região Norte segue sob influência de instabilidades climáticas, com pancadas de chuva de forte intensidade em partes do Amazonas, Rondônia e Tocantins. Em Roraima, o centro-norte e o sudoeste também têm previsão de chuvas acompanhadas de trovoadas, assim como no norte do Pará. Em outras áreas, as chuvas serão mais dispersas, mas igualmente relevantes.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Desvendando a visão do cavalo: Como eles percebem o mundo ao redor?
- Conheça as maiores fazendas de cada estado brasileiro
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.